O roteiro secreto de Jurassic Park 4

Há muito tempo se fala e comenta do tenebroso roteiro de ‘Jurassic Park 4‘, escrito por John Sayles. Pois foi nesta versão de script que foi implementado pela primeira vez na franquia o conceito de dinossauros militarizados, domesticados e híbridos.

Porém, este não foi o destaque, pois o que chamou a atenção dos fãs e que fez o roteiro ser massivamente criticado (até hoje!) é que além de serem domesticados e híbridos, possuiriam algo novo em sua composição genética: DNA humano! Sim, DNA humano. Mas agora vamos dar a vocês uma revisão completa deste terrível roteiro.  A equipe do Jurassic Park 4.4 conseguiu o acesso a uma cópia do mesmo, o leu do inicio ao fim e montou essa detalhada revisão. Com isso, vamos apresentar para vocês algo até então nunca mostrado em detalhes, a revisão completa do roteiro descartado do que se tornaria ‘Jurassic Park IV‘,escrito por John Sayles.

Vale ressaltar que esta foi apenas uma das ‘versões’ de roteiro planejadas para o filme, outras versões foram escritas posteriormente contendo ainda mais coisas fora do comum da franquia.

Quando surgiu?

Em meados de 2003 e 2004, após Jurassic Park ///. Mesmo com o filme dividindo opiniões entre os fãs e a crítica, Jurassic Park /// deixou um gancho para uma sequência: dinossauros livre na natureza. Os pterossauros voando em direção ao continente. Desde então, todos aguardavam a do filme, já que o filme anterior deixava em aberto este conceito nunca explorado.

Com isso os anos se passaram, houve várias reuniões de produtores e executivos da Universal, o estúdio e empresa dona dos direitos de Jurassic Park, com o objetivo de decidir o passo seguinte que a franquia tomaria. Pois a nova fase deveria ter um roteiro que inovasse tudo que já havia sido mostrado nos filmes anteriores.

Pronto, foi nesta época que Steven Spielberg disse que havia uma história diferente de tudo que já vimos em Jurassic Park, que não seria em ambiente selvagem, seria fora das ilhas, e John Sayles foi chamado para escrever uma versão do que possivelmente se tornaria ‘Jurassic Park 4‘.

Qual era a Sinopse?

Não há sinopse exata, pois o filme nunca chegou a ser filmado, depois houve novas versões do roteiro que chegaram a ir para à pré-produção, mas foram vetadas por Spielberg e pelo estúdio. A justificativa era que aquilo não era ‘Jurassic Park‘.

Mas podemos deduzir que a sinopse seria mais ou menos isso:

“Muitos anos se passaram desde o incidente do Jurassic Park.  John Hammond perdera os direitos sobre seus animais e agora passa o seu tempo pagando os vários processos que ele teve por conta dos incidentes envolvendo seu nome e de sua empresa, InGen. A situação ainda piora quando um grupo de Pteranodon faz vítimas fora da ilha em um jogo de basebol em solo americano. Sem muito o que fazer, Hammond contrata um ex-militar que agora trabalha como mercenário, chamado Nick Harris para ir até a ilha Nublar e pegar o material genético que anteriormente havia sido roubado por Dennis Nedry, para que Hammond possa criar novos dinossauros totalmente estéreis para exterminar a superpopulação de dinossauros da antiga ilha. Nick embarca em uma corrida contra o tempo, já que Hammond não é o único que deseja o material genético. A Grendel Corporation é a nova empresa responsável por cuidar dos dinossauros do Jurassic Park e também os quer para seus próprios fins. Tudo isso muda quando Nick é capturado por eles durante a sua missão na ilha e levado até o poderoso Barão Hermen Von Drax, o chefe da Grendel, que possuí um enorme castelo nos alpes suíços que esconde uma grande instalação subterrânea no qual seus cientistas criaram novos Raptores geneticamente modificados capazes de serem controlados pelos humanos. Nick é forçado a treiná-los para os fins desconhecidos da misteriosa Grendel. Mas o Barão esconde um grande segredo que pode mudar tudo”.

Resumindo o roteiro:

– Ato I.

Destaques:

• Dinossauros no continente.
• Introdução do protagonista e uma nova empresa que cria dinossauros – Nick Harris & Grendel Corporation.
Flashback de Nedry roubando os embriões e sendo morto pelo Dilophosaurus.
• Barbasol e os embriões roubados.
• Missão secreta de retorno à ilha Nublar.
• Novo tipo de raptor  – “Exacavaraptores (digger’s/escavadores)“.
• Elementos nostálgicos como exploração de ruínas antigas e revisita de locais do primeiro filme (jipe do Nedry).
• Cenas com Dilophosaurus.
• Introdução de um réptil marinho – Kronosaurus.

O primeiro ato se inicia com um jogo de beisebol no continente, tudo corria bem, era um jogo de família, os garotos jogavam com os pais e tinha uma pequena multidão na arquibancada os acompanhando. Porém, o jogo é interrompido quando um bando de Pteranodon emerge dos céus e ataca os jogadores (crianças) e as pessoas que estavam por perto fazendo piquenique. Um deles até chega a erguer uma das crianças no ar, antes que seu pai consiga salvá-la das garras do réptil voador.

Depois do confronto, os animais recuam, um fica preso na rede que cobria o campo e depois veíamos uma imagem de televisor mostrando sua captura por uma equipe da SWAT.

Dando continuidade, o jornal continuaria complementando a reportagem dizendo que acidentes semelhantes estavam ocorrendo nas regiões da América Central e México nos últimos meses, o que forçara a ONU montar uma força tarefa para eliminar os animais invasores. A reportagem segue com outro close mostrando um pequeno grupo de Compsognathus flutuando em uma jangada natural e outros detritos no oceano.

Nick, sentado em uma cadeira de bar observa o jornal onde um representante da Grendel Corporarion denominado de ‘Speiler’ dá uma entrevista e explica que a empresa está quase concluindo a operação de extermínio na ilha, eliminando os dinossauros sobreviventes do incidente do Jurassic Park. Speiler diz ao repórter que lamenta não poderem ter ajudado no incidente com os pterossauros no jogo de beisebol, pois os animais deviam ter escapado muito antes da Grendel ter assumido posse da ilha.

Aqui o personagem e protagonista da história é apresentado, o ex-militar Nick Harris. Nick observava o jornal enquanto toma seu uísque. Após terminar o drink, ele sai do bar e caminha pela praia. A cena é descrita como uma tarde ensolarada. Nick é abordado por um homem que se apresenta como Overton, caracterizado como um militar veterano, ele possuí duas próteses biônicas no lugar de suas pernas. Ele e Nick faziam parte da mesma equipe, Overton é o único membro da antiga equipe de Nick com o qual ele permanece contato após ela ter sido desfeita. Overton relembra alguns acontecimentos do passado, pergunta pelos outros membros da equipe, Nick diz que apenas ele e Overton eram os que ainda estavam de pé, os demais foram morrendo de causas naturais. Overton então pergunta a Nick como vai a vida de ex-militar, se ele ainda faz trabalhos de consultoria. Nick diz que não, que já havia mais de 3 anos que não celebrava algum contrato, então Overton lhe oferece uma oportunidade de ganhar muito dinheiro por em pouco do tempo. Overton leva Nick até Hammond, que agora cuida de um grande aviário como passatempo, já que ele está proibido de criar novos dinossauros. As Nações Unidas também haviam proibido a mineração, comércio ou posse de âmbar no mundo todo, dificultando a obtenção de material genético para a criação de novos animais.

Hammond explica a situação para Nick e faz um acordo com ele, mostrando alguns arquivos de vídeo antigos – aqui mostrariam um flashback da trajetória de Nedry, do furto de embriões até sua morte no jipe nas garras do Dilophosaurus. Hammond também explica que Nedry havia feito um acordo no qual ele entregaria embriões para uma empresa rival (Biosyn provavelmente, mas infelizmente nesse roteiro a empresa não é citada pelo nome). Hammond ainda ressalta que caso Nick conclua a missão e retorne com as amostras ele será altamente recompensado. Nick o questiona a razão dele precisa dos embriões. Hammond responde que mesmo após perder o controle da ilha e da InGen ele se sente responsável por seus animais e muitos dos que permaneceram a seu lado após a sua queda possuem grandes conhecimentos científicos, a maioria renomados cientistas que estão dispostos a colaborar. Hammond diz que a única forma de acabar com a superpopulação de dinossauros é implementar no ecossistema da ilha novos dinossauros totalmente estéreis e mais agressivos, sendo assim, animais sem predadores naturais que causariam forte desequilíbrio ecológico na ilha e sucessivamente os levaria à extinção.

Nick, após ouvir a argumentação de Hammond, aceita o acordo e parte para ilha. O ato segue com ele indo para ilha e encontrando o o jipe e os restos mortais de Nedry, momento em que faz uma pequena piada: “Parece que você perdeu alguns quilos”. Nick finalmente encontra a lata de Barbasol, porém é surpreendido pelos guardas da Grendel, que o rendem e procuram o frasco. Nick busca uma forma de tomar o controle da situação e sair da emboscada, quando um Excavaraptor emerge e abocanha um dos guardas.

Os Excavaraptor ou apenas “escavadores”, são uma variação dos raptores remanescentes do Jurassic Park que conseguiram sobreviver nos subterrâneos desde o primeiro incidente. Com isso eles conseguiram realizar uma espécie de adaptação; Pois eles são descritos pelo Sayles como: – “um Raptor de cor preta, com olhos de cor vermelho rubi que possuem as garras das patas dianteiras grandes como a de toupeiras escavadoras”, usadas pelo animal para cavar e se locomover, criando rupturas e buracos por onde passam. E eram também letais.

Mais Excavaraptor chegam ao local e os guardas se dispersam, Nick aproveita o momento de distração para escapar, porém é perseguido por um dos raptores. Ele corre pela selva, ziguezagueia entre as árvores, obstáculos e troncos a fim de despistar os animais e os raptores ficam para trás. Ele consegue subir em uma videira, um escavador passa por ele e para por perto, mas não o nota. Os tiros e gritos dos soldados ficam cada vez mais distantes, ele aproveita o momento para sacar a sua arma e atira na cabeça e no pescoço do Raptor distraído. O Raptor cai e Nick salta e corre pela mata. Outro raptor vê seu companheiro ferido, o fareja, ruge furiosamente e inicia a perseguição ao humano.

Nick para próximo a um veículo velho, uma caminhonete de serviço com o logotipo do Jurassic Park, enquanto ele recarrega a sua arma, um Compsognathus surge através do para-brisas do carro assustando Nick, logo outros grunhidos começam a ecoar no local, de repente o vidro estoura e uma dúzia desses pequenos animais começam a sair de dentro do carro. Nick corre para o prédio ao lado e deixa sua arma para trás. Ele continua correndo em direção ao prédio e salta pela janela, deixando vários cacos de vidro no chão. Nick olha para trás e vê que os Compys não desistiram e continuam a persegui-lo, eles começam a saltar pela abertura no qual Nick abriu pela janela, porém Nick saca sua pistola e atira contra os primeiros animais que vão entrando, eles percebem a ameaça e recuam, enquanto Nick avança pelo interior da construção.
O fim deste ato começa com Nick explorando a instalação abandonada e encontrando o mapa dos túneis (rola uma referência a cena de Jurassic Park, no qual Malcolm guia Ellie pelo rádio, pois o mapa no qual Nick encontra é semelhante ao do primeiro filme), além de vários ítens que fazem referência ao primeiro filme. Ele continua a explorar o local e encontra a ala dos dormitórios, porém ao investigar um dos beliches, metade de um corpo caí no chão, ele se assusta e prepara para sacar a arma mas desiste ao ver que se trata de um homem morto. Segundo ele, devia fazer menos de uma semana que aquele corpo estava lá, ele pertencia a um dos membros da equipe de segurança da Grendel. Quando Nick volta o olhar sob o beliche, um Excavaraptor surge! Nick se assusta e usa uma das camas como um escudo improvisado, já que o animal entrou de forma brusca atirando-o contra a parede, encurralando Nick.

O escavador continua se contorcendo tentando alcançar Nick, suas garras chegam a ficar bem próximos ao pescoço de Nick, porém acaba que o raptor fica preso entre as molas da cama velha. Enquanto o animal se esforça para se libertar, Nick consegue sair debaixo do escudo improvisado e corre para a escotilha que dá acesso ao inferior da cobertura. Nick desce desesperadamente, a medida que o Raptor vai se soltando ele acelera a descida. Porém devido ao estado de desgaste das escadas e a ferrugem, a escada de metal começa a ceder, partindo-a e Nick acaba caindo, devido ao impacto a escotilha se fecha deixando Nick na escuridão. Nick se recupera e o Raptor surge novamente, fazendo um rasgo na tampa de metal fino da escotilha, fazendo três marcas, logo o animal coloca o olhar sobre o buraco aberto e observa Nick correndo com sua lanterna no escuro.

Enquanto isso o piloto do avião de resgate de Nick, Darwin, um personagem caracterizado como um “hippie”, pousa seu planador próximo ao equipamento de Nick, ele nota que Nick está atrasado e decide lhe dar 10 minutos para chegar até lá, fora isso ele seria deixado para trás. Voltamos ao Nick, que continua correndo pelos túneis, até o momento tudo vai bem, Nick continua avançando até chegar em uma bifurcação, ele observa o mapa e percebe que o mesmo não mostra nem uma bifurcação. No fundo, o rugido do escavador ecoa furiosamente na parte de trás de Nick, por onde ele veio, sem muita opção de escolha Nick vai na sorte e escolhe de forma aleatória o lado direito. Ele avança pela direita, e ao iniciar a corrida novamente Nick acaba pisoteando algo e ao usar a sua lanterna para observar do que se trata? Ele encontra vários ovos. Então ele descobre que se trata de um ninho, os sons do Raptor aumentam ficando mais próximos, Nick volta a correr e seguir pelo novo caminho(aqui acontece um close mostrando a parte superior dos túneis, na direção da tubulação é mostrado uma silhueta de algo seguindo Nick). Nick começa a ver a saída através de um feixe de luz do sol, porém é cercado por alguns ‘Spitters(Dilophosaurus)‘, com os animais bloqueando a saída, Nick não tem outra alternativa a não ser disparar contra os animais tentando os afastar, porém os animais se assustam mas não recuam, mais quatro Spitters surgem atrás de Nick, agora todos revelando a suas “golas” intimidando Nick.

Prestes a ser devorado, Nick salta e consegue agarrar a tubulação que estava acima de onde estavam, os animais começam a saltar tentando alcançar Nick que usa sua pistola para abater um deles porém deixa a arma cair. Usando uma de suas pernas, Nick consegue alcançar e puxar a escada que dava acesso a saída. Nick se arrasta para fora da abertura do túnel, um Spitter o segue, porém logo é puxado pela cauda de volta para a escuridão, Nick observa os sons e ruídos que o animal emite e de repente cessa. É quando a cabeça do Excavaraptor emerge da escuridão.

Nick apressadamente se contorce em uma passagem na lateral do cercado feita por alguns dos animais, ele logo joga sua mochila com o Barbasol para fora do local e passa rapidamente. O Raptor dá uma investida tentando agarrar Nick, porém fica preso na passagem, Nick acha que se livrou do animal, porém ao olhar novamente o Raptor escavava furiosamente a base da cerca,jogando terra para o alto e tentando criar uma passagem. Nick nota que não irá conseguir escapar caso o animal passe, pois suas garras o ajudavam a abrir rapidamente a passagem. Então ele sai correndo na direção contrária chamando a atenção do animal. O Raptor deixa a sua escavação e começa a correr paralelamente a Nick. Nick usa seu braço para atrair ainda mais o animal. Ambos se encaram, Nick observa a mochila e então diz: ” – Te vejo na praia!” – então ele saí correndo na direção do buraco original onde estava sua mochila e o Barbasol, o Raptor então nota o truque o corre em direção a Nick.

Nick consegue pegar sua mochila e avança para a praia, correndo entre as arvores desesperadamente. Na praia, prestes a sair, Darwin começa a ligar os motores, os dez minutos já havia se passado e ele lamenta por Nick não ter chegado. No meio da mata Nick surge gritando desesperadamente, tentando chamar a atenção do piloto. Darwin consegue ver Nick e então começa a manobrar o avião o colocando na direção de decolagem. Na outra extremidade surge o Excavaraptor rugindo alto e partindo com tudo para cima de Nick. Nick faz um cálculo rápido e nota que o avião não chegará a tempo, então decide ir pelo caminho mais rápido, ele salta na água e vai nadando em direção ao avião.De volta ao Raptor ele se aproxima de Nick e do avião, então ele para e tenta decidir a quem atacar, Nick ou coisa grande e barulhenta? Então ele opta pela presa mais fácil e vai em direção ao avião. Darwin nota o animal indo para a sua direção e começa a gritar desesperadamente,como se isso fosse ajudar o avião a dar a partida. Nick continua nadando com tudo em direção ao avião.O avião finalmente dá a partida e começa a andar, Darwin observa que tem algo fazendo contra-peso em uma das extremidades do planador, ao olhar, ele nota que o Raptor tentava se manter em uma das bases do planador, “meio que surfando”.Então o avião começa a saltar pela água, Darwin tenta ganhar altitude, isso faz o Raptor cair de volta na água. Nick que nadava em direção ao avião olha o animal retornando para a pria. Sem muito tempo, após o avião alcançar poucos metros de altura, um enorme Kronosaurus com seus 8 metros de comprimento emerge da água abocanhando a cauda do avião, Darwin instintivamente puxa os controles do avião tentando o fazer subir, porém o peso e a força do animal é maior, com isso a aeronave é jogada na direção de Nick que sem entender muito o que estava acontecendo, nada para se salvar. BANG! Em instantes Nick está se afogando, embaixo d’água ele vê tudo contorcido, o avião se desfazendo e o animal sumindo. Nick volta para superfície, Darwin também surge se apoiando nos destroços do avião. Ambos se recuperam e tentam entender o que aconteceu, Darwin junto a Nick discutem outras maneiras de saírem dali. A conversa é interrompida pelo enorme Kronosaurus que surge e abocanha Darwin e parte dos destroços do avião. Nick fica atordoado por um segundo enquanto olha o animal desaparecer no mar, ao olhar para a praia, Nick encontra o Excavaraptor o aguardando.Ele começa a nadar paralelamente a praia olhando para ver se o monstro marinho não estava por perto. No Horizonte surge um helicóptero estilo de caça já com a escada de resgate erguida voando na direção de Nick.Nick alcança o helicóptero, mas as escadas ainda estão muito alta, o Kronosaurus aparece novamente e começa a avançar na direção de Nick, abrindo a sua enorme mandíbula. O piloto do helicóptero dese um pouco e Nick consegue agarrar a escada. Ao ver o Kronosaurus avançar com tudo em sua direção, Nick começa a gritar para eles subirem! O helicóptero parte e o animal tenta agarrar Nick, mas ele já estava alto de mais para as presas do monstro marinho poder alcançar. Um braço forte puxa Nick para dentro do helicóptero, o homem veste o mesmo uniforme do que os guardas que estavam na ilha. Ele se apresenta como Nando e também trabalha para a Grendel, ele pede que Nick entregue o frasco de Barbasol, Nick tenta persuadi-lo, porém falha e Nando lhe dá um soco deixando Nick inconsciente.

O ato termina com uma fuga inusitada de Nick, que consegue recuperar o frasco de Barbasol em um momento de distração de Nando,com o helicóptero voando próximo a praia, de volta ao continente, Nick se arrisca e salta na água a mais de 40 pés de altura.Aproveitando que Nando ainda está tentando virar o helicóptero, Nick se recupera rapidamente e vai em direção a praia, com o intuito de se misturar na multidão. Overton que estava por perto observa tudo, Nick chega luta para sair da água e consegue alcançar a baia e começa a correr em direção a multidão, o helicóptero da Grendel passa voando baixo contra Nick, tentando o intimidar, a multidão se assusta e caos começa, todos estão correndo! Overton tenta se aproximar de Nick mas o mesmo grita para ele o encontrar no bar do Rodrigo, o mesmo local onde eles se encontraram da ultima vez, então Nick se mistura entre a multidão. Após isso Nick se esconde do helicóptero da Grendel entre os becos e corredores.Nick consegue chegar ao bar e esconde a lata de Barbasol entre as outras latas de cerveja e diz ao dono do bar que ele voltaria mais tarde para pegar a lata,o homem sem entender o que estava acontecendo apenas concorda e Nick segue para fora do local.[Aqui é mais um daqueles pontos desconexos, pois os acontecimentos posteriores já ocorrem no dia seguinte, o que podemos deduzir é que teria que ter uma vinheta indicando a passagem de tempo, mas nada é mencionado no roteiro e a trama segue em frente sem uma justificativa]. O helicóptero da Grendel está voando baixo à procura de Nick. Ele está próximo a um hotel de estrada falando baixo no telefone celular, do outro lado da linha temos Overton que está em uma cabine telefônica conversando com Nick. Overton diz que os homens da Grendel estão por perto,procurando Nick,disfarçados usando óculos escuros e estão procurando pelos arredores do bar onde eles se encontrariam, ele diz que ainda é perigoso sair e pede para que Nick mantenha-se distante até as coisas esfriarem.Nick então avista um hotel do outro lado da rua e diz a Overton que é apenas para ele seguir o plano e em seguida encerra a ligação deixando Overton preocupado. Nick volta para o hotel e pergunta ao recepcionista se alguém ali havia o procurado com o seu nome enquanto ele esteve fora?O homem responde que não e entrega as chaves do quarto para Nick no qual segue para o seu quarto.Ao abrir a porta Nick se depara com Nando segurando uma lata de Barbasol na mão, sem poder correr, Nick questiona o que era aquilo? Nando apenas aperta o botão jogando a espuma na cara de Nick e as luzes se escurecem novamente, Nick havia sido atordoado mais uma vez com um soco de Nando. E assim termina o primeiro ato, com Nick sendo capturado novamente.


– Ato II:
Destaques:
• Introdução de  uma nova ambientação: o castelo nos alpes, laboratórios subterrâneos,bases de treinamento militar e zonas de conflito armado.
• Introdução dos personagens secundários e os principais: Adrien Joyce, Dra.Maya Lundberg, Dr.Sherman Fosdick.
• Apresentação do antagonista: o Barão Herman Von Drax.
• Introdução dos híbridos – os ‘Deinodraxi-nychus/Deinonychus draxi(X-1/Sparctacus, X-2/Orestes, X-3/Perseus, X-5/Achiles e X-4/Hector).
• Desenvolvimento dos personagens.
• Apresentação da trama central (a domesticação dos raptores e modificação genética) e da trama paralela(dinossauros militarizados e usados como bio-armas).
• Referências aos livros (O Mundo Perdido: Jurassic Park) – no momento em que os raptores atacam dois mercenários indefesos presos em uma gaiola. Remete a um trecho do livro onde Arby é atacado da mesma forma por um bando de raptores ferozes.
• Desenvolvimento das personalidades dos Raptores.
• Missão de resgate de Isabel Chartiers.

Dando continuidade ao resumo do roteiro, o ato dois é consideravelmente maior do que o primeiro , pois está focado na introdução e desenvolvimento dos personagens e fixação da trama e da trama paralela. Não temos muitos momentos contextuais que vão de alguma forma trazer um impacto. Pois é à partir do segundo ato que o script se dispersa e destoa do que é ‘Jurassic Park’. Aqui é inserido a parte de dinossauros militarizados, domesticados e híbridos, com genes de humanos. Isso contradiz com tudo o que já foi Jurassic Park, não temos mais a essência de dinossauros e sim criaturas modificadas geneticamente para atenderem fins ideológicos.

Após Nick ser capturado por Nando e os soldados da Grendel ele acorda em um castelo, nos alpes suíços. Nick observa a sua volta e nota que o castelo medieval também é como um lugar para turistas, pois havia guias turísticos e várias pessoas sendo escoltadas pelo castelo, apreciando o mesmo. Nick está preso em seu quarto, a Tv estava ligada e para passar o tempo Nick vai trocando de canal a fim de encontrar algo de seu interesse, um dos canais exibe uma espécie de documentário com o tema de dinossauros e mostra um Compysognathus. O narrador diz o quanto são perigosos e Nick faz piadas com o comentário do narrador, logo em seguida ele desliga a Tv. O tédio é interrompido por batidas na porta, era o mordomo, que desastradamente derruba as chaves do lado de fora antes de abrir a porta para Nick. Após abrir a porta o desastrado homem diz que “eles” estão o aguardando no andar debaixo e em seguida deixa o local ,sem fechar a porta, indicando que Nick está liberado de seu estranho confinamento. Nick totalmente vestido desce as escadas e encontra-se com Adrien Joyce, um ex-contrabandista de armas no qual Nick deportou de um país no passado, enquanto fazia serviços militares. Joyce praticava com sua “alabarda” enquanto Nick se aproximava e assistia Joyce, ele faz as apresentações, relembra de onde conhece Nick e então o pede para acompanha-lo para o interior do castelo. Joyce explica que seu empregador o Barão Von Drax é o principal acionista e diretor da Grendel Corporation. Nick sem muita paciência logo o questiona o que eles querem com ele? Joyce diz que Nick está com algo que lhes pertence(o frasco com os embriões),porém Nick tenta ser evasivo dizendo que o frasco caiu no oceano, mas Joyce sabe que é um blefe e diz que vai reconsiderar a oferta feita por Hammond, e pagarão mais do que ele havia aceitado. Nick, sem muitas alternativas pensar um pouco e acaba aceitando a oferta, Joyce também diz que eles querem que Nick trabalhe para eles, além disso,Joyce explica que eles querem os embriões para um propósito semelhante ao de Hammond, porém Nick vai trabalhar em um projeto paralelo. Joyce leva Nick para uma passagem secreta do castelo, Nick escuta barulhos de impactos grandes na parede, como se ela estivesse prestes a desabar. Ele questiona o que eles dizem para os visitantes quando ouvem o barulho? Joyce responde que diz que é culpa da “reforma”. Após abrir uma grande comporta, Nick logo de cara se depara com um Ankylosaurus acorrentado usando a sua calda de osso maciço contra a parede, batendo repetidamente, jogando pedras para o alto. Joyce explica a Nick que é uma “lembrança” da limpeza da Ilha Nublar, que ele veio de um ovo, eis quando Sherman entra em cena e corrige Joyce, dizendo que ele veio de um embrião. Joyce apresenta o geneticista chefe da Grendel o jovem Sherman Fosdick. Sherman explica que o embrião do Ankylosaurus é semelhante aos que Nick roubou da Ilha Nublar; Nick questiona o porque eles mantem o animal encarcerado? Joyce responde dizendo que ‘nunca se sabe quando um Ankylosaurus pode vir a calhar’. Então todos continuam o caminho até um local de acesso restrito, onde é necessário um cartão de identificação, Joyce usa o dele e logo estão dentro de um enorme laboratório subterrâneo. Nick ouve um grunhido e questiona do que se tratava? Joyce e Sherman o leva até a sala de monitoração do recinto dos Raptores. A Dra. Maya Lundberg entra e faz a apresentação do animal descrito como ‘X-1’, um Raptor de 8 pés de altura com uma espécie de regulador na cabeça semelhante a um aparelho celular. Joyce explica que aquele é ‘X-1(Spartacus)’ um macho alfa que não está nos seus melhores dias, atacando de tudo e todos que se aproximam. Maya explica que o tal comportamento é devido a criação em cativeiro. Sem entender, Nick pergunta se ele era como um ‘Mini-Tyrannosaurus‘? Sherman responde que se trata de um Deinonychus Draxi, uma subespécie criada através do animal original. Maya pede que Sherman o acalme, então ela observa um dos monitores enquanto o cientista utiliza uma espécie de controlador para acalmar o animal. Todos observam a ação da dupla de cientistas e o animal na tela, Sherman consegue colocar o animal para dormir. Joyce explica que eles injetaram cirurgicamente neuro-implantes em seus cérebros que dava a oportunidade deles controlarem alguns hormônios dos animais, assim podendo deixa-los incapazes de atacar alguém quando eram controlados pelos transmissores. Nick questiona o porque disso tudo?Porém Joyce diz que não é o momento certo para falarem sobre aquilo e diz que contaria tudo no dia seguinte. Antes de sair, Maya entrega um bilhete disfarçadamente para Nick, dizendo: ” – Não lhes entregue os embriões.” Nick lê a mensagem e segue para fora do local, antes de sair ele dá mais uma olhada para X-1 que o encara de volta,então Nick retorna para seus aposentos.

O ato continua no dia seguinte, Nick é levado até um campo de treinamento nas montanhas, nas redondezas do castelo. Junto a ele está Joyce,que explica que eles tem o próprio campo de treinamento, ele solicita que a Kroner, o motorista da Land Rover, os levem para o portão oeste. O local lembra uma base militar, cheio de tendas, gaiolas e cercado por uma paredes de cimento. Sherman e Maya estão esperando em um Humvee equipado com uma dashboard com alguns monitores e controles semelhantes aos que tinha na sala de observação subterrânea. Ao redor deles em vários veículos de perseguição está a equipe de treinamento,uma dúzia de mercenários equipados com uma série de bastões elétricos de cabo longo,encostos e armas pesadas. Nick oberva a movimentação e pergunta para Joyce o que era aquilo? Do outro lado ele avista mais Deinonychus sendo preparados para irem ao campo. Joyce responde a Nick garantindo que eles estão seguros, então os Deinonychus, um a um, trota para fora dos confinamentos através da rampa e ficam ao ar livre, de pé a vários metros de distância dos seres humanos,os observando com cautela. Ambos possuem reguladores do lado da cabeça e demarcações em tinta de spray na lateral do pescoço que os denominam de ‘X-2’ e ‘X-3(Orestes e Perseus)’. Nick pergunta a Joyce se são mais dos Deinonychus que ele havia visto no sunterrâneo? Joyce responde que são “Deinodraxi-nychus” e completa dizendo que eles já possuíam o ofalto e audição supersensíveis, força, ótimos instintos de cordenação para caça em bando, porém os genes davam brechas para modificações,então o Dr.Sherman fez algumas melhorias. Sherman (impressionado com si mesmo) entra em cena explicando seu feito. Segundo Dr.Sherman a seção de DNA dos raptores é composta a partir de Oviraptor, Ornitholestes, para alongar os antebraços e dar lhes mais destreza com os dedos, uma seção veio do cão doméstico que no qual favorece obediência e receptividade à formação, e uma pequena parte composta de DNA humano, no qual ele acredita que vá aumentar a capacidade e habilidade de resolver problemas, um ganho considerável do nível de inteligência dos animais. Nick preocupado com a sua segurança, diz de forma sarcástica, “que se não os colocarem em coleiras, logo teriam grandes problemas para resolver”. Então Joyce pede a Maya que faça uma demonstração para Nick.Maya fica no Humvee, e através de um comando de voz chama os Raptores. As bestas respondem atentamente, virando-se para olha-la. Ela faz sinais com o braço, apontando para a estrada de terra que leva a um campo de árvores. Então com outro comando diz para os animais avançarem! ‘X-2’ e ‘X-3’começam a trotar em direção a estrada, Kroner começa a segui-los e logo em seguida uma variedade de veículos se junta a eles,o Humvee de Maya logo atrás do Land Rover.Joyce entrega a Nick uma braçadeira vermelha grossa, do tamanho de um manguito de pressão arterial, como as que ele e todos os outros funcionários usavam. Ele explica a Nick que a braçadeira possuí feromônios no qual os Raptores foram treinados para evitar. Nick diz que ela não emite cheiro nenhum,mas Joyce diz que para eles sim. Nick observa os animais trotando na frente do comboio, ele nota que os Raptores começaram a mudaram de cor, uma vez que o primeiro saiu na frente, sua cor mudou de acinzentado ao verde malhado com marrom,que coincide com o campo em torno eles. Joyce explica que são como Camaleões,ele também diz que o local no qual se encontram e território inimigo, por isso toda aquela gente.Enquanto isso, mais à frente,o Deinonychus continua abrindo caminho, até que um deles para, alertando os demais. Nick pergunta o que tem lá fora? Joyce responde que os Raptores vão saber antes deles. X-1 & 2 mantém uma certa distância das árvores indo para a esquerda,gritando de forma agressiva! Armas automáticas começam a disparar a partir da posição que eles estão avançando , havia uma emboscada cavada debaixo de uma enorme tronco caído. Nick se assusta e tenta fazer algo, mas Joyce diz para ele ficar calmo, pois era munição falsa, apenas para eles irem se acostumando com o barulho.
Os raptores partem para cima dos atiradores, usando as suas “garras-terríveis” os dois começam a demolir a estrutura falsa, terra fofa e pedaços de casca, madeira e musgo voa em todas as direções, até que eles desenterraram uma gaiola de proteção de ferro retangular contendo dois mercenários aterrorizados que abandonaram as armas e gritavam desesperadamente por ajuda, enquanto as criaturas enormes atacavam a coisa toda mais e mais, espetando com suas garras de foice e batendo nas barras de fora a fora! Os outros mercenarios começam a desmontar dos veículos e seguem nervosamente em frente com as suas armas. Joyce tenta controlar a situação pedindo que Sherman pare os raptores,Sherman preocupado observando os paineis de monitoração diz que os animais já estão em contenção total! Nick pula para fora do Land Rover, pega a maior arma que ele vê (algo como um Lança Foguetes) de um mercenário e se prepara para disparar. Joyce ordena que os mercenários impeçam Nick, então eles o agarram e retiram a arma de suas mãos,prendendo-o no contra o chão. Os raptores são subjugados bem, respirando pesadamente mas sentam de cócoras em ambos os lados da gaiola de protecção,os homens no interior da gaiola estão igualmente maltratados e feridos, porém vivos. Maya sai do veículo e fica a poucos metros dos animais,Nick observa a partir do solo, espantado com a coragem (ou estupidez) de Maya.Ela vira e chama a Sherman no veículo de controle, ela pede a ele que libere uma substância para acalma-los como recompensa pelo esforço realizado. Ela continua a conversar com os animais,os mantendo calmos,então ela aponta em direção a estrada que leva ao campo de treinamento e novamente através de um comando de voz ela diz para os animais irem para “casa”.Por incrível que pareça, os dois monstros endireitam-se,ignorando a gaiola totalmente, começam a se mover em direção a estrada que leva ao bunker.Joyce diz aos mercenários que solte Nick,os mercenários cautelosamente deixam Nick se levantar. Ele se senta e observa os
Deinonychus passar por eles. Nick reclama com Joyce, diz que foi muito arriscado, que aqueles homens quase morreram! Porém Joyce ressalta que ele estava errado, pois eles acabaram de ser salvos de uma emboscada mortal. Então ele explica que quer usar os raptores como soldados, para as maiores forças especiais do mundo como SWAT, Tropa de Choque,Controle de Distúrbios, Pesquisa e Destruição, entre outras. Enquanto isso, Maya questiona Sherman o porque ele demorou tanto para conseguir controlar os raptores? Sherman responde dizendo que não sabe ao certo, talvez seja porque eles estavam muito agitados, porém ela retruca dizendo que na verdade ele não sabia a resposta. Os médicos caminham em direção a gaiola, dizendo a Joyce que eles teriam que dar um jeito nos homens, pois não poderiam contar o que tinham visto ali. Joyce diz que depois os colocaria para fora e cuidaria disso. Ele continua a dizer para Nick que ele é o homem mais eficiente para treinar os raptores, pois ele já havia liderado diversas operações secretas e sempre foi um bom soldado,ele simplesmente fazia o que era para ser feito, nunca fez questão de se importar com os motivos de suas missões, ele simplesmente as fazia sem questionamento. Nick ressalta dizendo que ele não pode controlar os animais, Joyce diz que Maya apesar de se dar bem com os animais, não se daria bem no campo de batalha,Nick é o cara certo para o trabalho. Ainda sim o lembra o quanto ele seria bem pago pelo serviço. Nick não responde, então todos voltam para o campo de treinamento.

No campo de treinamento, em uma ala separada,um Deinonychus menor, ‘X-5 (Aquiles)’, vestindo uma espécie de chicote em torno de seu corpo, passeia em um recinto ao ar livre do tamanho de uma gaiola de domador de leões de circo. Um pedaço de bife é pendurado do lado de fora das grades. ‘X-5’ tenta se aproximar do petisco,porém ele recebe uma enorme descarga elétrica,administrado por Zeiss, um mercenário sádico. O Humvee estaciona perto deles e dele desce Maya irritada cobrando dele mais cuidado! Ele diz que o animal precisava de mais aprendizagem, pois ele comia o petisco sempre que queria. Ele ainda ressalta que o neuro-implante causa náuseas e não dores.Mas Maya diz que é um processo de modificação comportamental e não torturas.Joyce e Nick voltaram bem,Maya atravessa uma passagem estreita, Zeiss bate em um interruptor e ouvimos um som de algo se abrindo, X-5 ouve isso também, tirando sua atenção.Nick olha Maya entrando através de uma porta estreita,Zeiss aperta o interruptor e a porta se fecha atrás dela. X-5 fica em frente a gaiola dela, Maya fica sem se mover por um momento acompanha seus movimentos.Ela lentamente cruza à besta, evitando perder o contato visual com ela.Ela fica bem próximo ao X-5, segurando sua cabeça entre seus olhos, enquanto ela habilmente remove o arnês de descarga elétrica e o puxa para fora do corpo do animal.Depois de remover o equipamento,ela vira as costas para o monstro e saí caminhando lentamente para a porta.Depois que ela saí a porta se fecha . Ela se junta a Nick e Joyce reclamando que toda vez que ela tem avanço na modificação comportamental, Zeiss atrapalha no desenvolvimento com suas torturas. Joyce diz que vai dar um jeito. Maya então deixa o local, ele aponta X-5 para Nick e diz que ele é o novo recruta, mas tem um temperamento mais selvagem. Nick pergunta quantos animais como aqueles foram criados? Então Sherman chega e diz que infelizmente há pouco material genético para se trabalhar, e os que foram criados são estereis, como o objetivo é aumentar a produção, eles precisam dos embriões no qual Nick roubou.Nick então pergunta o que aconteceria se caso os animais fugissem e os neuro-implantes parassem de funcionar? Sherman continua explicando que eles não iriam muito longe, já que seus corpos são capazes de criar insulina, mas eles não tem os os estimulantes necessários para libera-los, no qual são administrados por eles. Joyce completa dizendo que eles durariam pouco mais de uma hora vivos sem eles.Ele ainda comenta que Maya não os treinaram para ser soldados,mas ela trouxe grandes avanços, pois antes dela havia um senhor sul africano encarregado de treinar os raptores. Nick pergunta a eles o que aconteceu com o antigo treinador? Joyce diz que não se sabe ao certo,Sherman diz que só encontraram sua bota.

Mais tarde na sala de jantar Nick, Maya, Sherman e Joyce sentam-se para jantar com o Barão
Herman Von Drax, um personagem muito satisfeito consigo mesmo. Von Drax começa a dizer algumas palavras à respeito de seus princípios. Ele diz que sempre buscou e apreciou em seus funcionários características como coragem, inteligência e instinto assassino, mas que era raro encontrar tudo isso em um único indivíduo. Então veio a natureza e lhe deu uma “mãozinha”. Sherman explica que o DNA humano veio das amostras oferecidas pelo Barão. Nick e Von Drax trocam algumas palavras, entre elas Maya entra na conversa explicando que os animais que eles criaram foram treinados para não comer o que matam, que é uma parte difícil, mas eles tem conseguido. O Barão questiona à Joyce se Nick está colaborando? Ele responde que ele ainda está considerando a oferta. Então Von Drax diz de forma levemente ameaçadora a Nick que, infelizmente a paciência não é uma virtude no qual ele tem o costume de compartilhar. Depois do jantar Nick retornou até seu quarto, entediado com a Tv ele resolve dar uma volta pelo castelo, enquanto ele desce as escadas, as câmeras de segurança o acompanhava, ele era monitorado o tempo todo. Do lado de fora, ele encontra Maya que estava meditando próximo a uma catapulta antiga, Nick faz uma piada com ela, dizendo que se ela quiser, ele poderia retira-la dali jogando para fora com a catapulta. Maya solta um sorriso, então os dois começam a conversar, ela diz para ele não dizer nada comprometedor, pois estavam sendo observados, Kroner que fingia está fumando na sacada mais acima, ouvia a conversa dos dois e Joyce e Von Drax observava através das câmeras na sala de segurança.Eles começam a conversar de forma descontraída, para não levantar suspeitas,ela conta como se envolveu com os dinossauros, que no passado ela já havia trabalhado como domadora de leões no circo, que seu pai havia comprado um ingresso para inauguração do Jurassic Park, onde ela comemoraria seus 15 anos, ela diz que ainda o mantém guardado até hoje. Joyce após dizer ao Von Drax para não se preocupar com Nick, deixa a sala de monitoração e vai até onde Maya e Nick estão, ele chega interrompendo a conversa fazendo comentários sobre Maya. Ele diz que ela não aprova o objetivo que eles estão tentando realizar, ela se defende dizendo que os animais selvagens não devem fazer isso. Joyce responde argumentando que não são animais selvagens, eles foram criados através da bio-engenharia e como qualquer organismo hostil, sua eficácia depende da destreza de quem implanta-los. Então ele menciona Nick, dizendo que é isso que bons soldados fazem. Porém Nick faz um comentário controverso, dizendo que bons soldados se importam de qual lado estão. Então Joyce diz que eles estão do lado certo,dos “anjos”,então ele tira uma foto e mostra para Nick. A foto mostra uma garota de aproximadamente 10 anos sentada em um pônei sorrindo para a câmera. Nick pergunta quem ela é? Joyce então explica que ela é a menina cujo a vida ele está indo salvar, então os leva até a sala de estratégia.

O brifieng da missão:
Joyce começa a exibir várias imagens áreas de um local no telão da parede, ele explica que suas fontes nos informam que Isabel Chartiers está sendo mantida em algum daquela região, então ele passa para a próxima imagem.Seguindo as explicações, ele mostra uma foto do pai de Isabel,Betrand Chartiers,presidente do Duhamel Group,um homem de negócios bem vestido,Chartiers, aparece na triagem. Joyce complementa dizendo que dois de seus funcionários já foram raptados. O primeiro, um funcionário de menor importância, foi morto durante longas negociações.O segundo, um vice-presidente júnior,teve o resgate pago pela empresa, mas imediatamente sofreu o mesmo resultado que o outro(uma foto da polícia francesa carregando um saco de corpo para fora de um cortiço aparece).Nick questiona a Joyce sobre os sequestradores? Joyce responde que eles parecem ser motivadas por rancor pessoal contra Monsieur Chartiers, tanto quanto pelo dinheiro do resgate. São chamados de a ‘Frente de Libertação do Norte Africano’,mas o pouco que sabe deles sugere que seus motivos são mais criminoso do que políticos. Nick pergunta a Jouyce como ele sabe se ela ainda está viva? Joyce pressiona o clontrole novamente, então um vídeo tremido aparece na triagem, vários sequestradores de capuz preto se movimentam no primeiro e segundo plano de um quarto pequeno, perto deles está Isabel enfrenta a lente, sentanda no centro da mesa. A gora clama pela mãe no video (em francês),Joyce diz que eles tem uma semana pare lhes entregar $2.000.000,00 de euros. Joyce ainda diz que pelo menos sabem que irão mantê-la viva durante esse período se dizerem que vão pagar o resgate, mas é tudo que eles tem. Nick diz que pode ajudar chamando uma dúzia de homens confiáveis para realizar o resgate da garota. Mas Joyce diz que não adiantaria, pois seriam massacrados e a garota está entre os sequestradores, as chances dela ser atingida eram grandes. Nick entende o que Joyce pretende usar os dinossauros para resgatar a menina, mas não concorda com a ideia perguntando o que aconteceria se um dos animais atacasse um homem despreparado que estivesse com a menina em sua mira? Então Joyce responde sarcasticamente dizendo que ‘ela seria poupada da visão terrível do que aconteceria em seguida'(já que estaria morta e não iria ver os Raptores dilacerando os sequestradores).

Sob nova direção:
No dia seguinte de volta ao campo no vale, Nick está diante os cinco X’s que se encontram do outro lado do confinamento, Maya e Sherman estão com ele, logo atrás está Joyce, Zeiss, e uma dúzia de mercenários do Von Drax, armados e cautelosos.Todo mundo está vestindo uma das braçadeiras de feromônio,Nick está no modo de sargento agora.Ele diz que qualquer soldado que vale o salário que ganha tem um nome a responder, então ele chama Zeiss que responde de prontidão. Nick diz “entenderam”? Então ele caminha e fica de frente para os raptores, os X’s, então começa do menor para o maior,Achilles,Hector,Perseus,Orestes, então caminha e fica diante ao maior e mais agressivo, o X-1, Spartacus! Então se vira para os humanos e diz que daquele momento em diante eram assim que seriam chamados, que era hiperativo que não falhassem com eles, que seriam tratados como soldados guerreiros, apenas três deles seriam chamados para a missão, mas todos deviam ser treinados igualmente e dali em diante todas as diretivas militares seriam dadas apenas por ele.

Primeiro dia de treinamento:
Depois das novas regras, Nick leva os raptores para o treinamento, eles observavam o treinamento de Spartacus. O animal é colocado em uma câmara escura , ele se movimenta em direção a uma mesa com uma bola de futebol,um rádio e um porco assado que estavam sob uma bandeja. Na sala de monitoração está Nick, Maya e Sherman, Nick diz para começar os testes. Então Sherman aciona o interruptor e vários sons de tiros e luzes começam a surgir de todas as direções de onde Spartacus se encontra. Então o animal dá um rugido e corre para farejar os itens, cuidadosamente ele seleciona o rádio e em seguida corre de volta para a cobertura. Nick diz para Sherman parar e através do alto falante parabeniza o animal pela atitude certa, então pede a Sherman que lhe dê uma recompensa com os hormônios relaxantes. Nick ainda comenta que à partir daquele momento eles serão premiados e punidos com a insulina, pois assim os ensinariam a controlar suas funções vitais sem a necessidade de um aparelho[“Lembrem desse momento, pois será importante para a conclusão da trama no fim do roteiro”]. Maya diz que Nick está exagerando e os transformando em drogados viciados. Mas ele responde que em algum dia um tapinha nas costas e algo como “bom menino” será o suficiente para motiva-los.Então ele olha para trás e vê Spartacus o encarando de forma desafiadora, então de forma sarcástica ele diz que ainda falta mais um pouco para isso. Mais tarde todos estão na parte externa do vale, os raptores estão treinando em uma espécie de pista de obstáculos. Eles se equilibram para cruzar a ponte de madeira, escalam em uma parede falsa de cortiço de dois andares com escada de incêndio, saltam para baixo, correm em alta velocidade em uma trincheira cheia de fogo e, finalmente, vão devagar em uma caminhada cautelosa sob o campo minado, farejando o chão. Perto dali está Nick, Joyce e Maya assistindo o desempenho dos animais, todos eles vestindo capacetes com viseiras de segurança, eles estão atrás de uma parede protetora. Joyce chega e diz a Nick que o Barão não ia ficar muito contente se um de seus investimentos(os raptores) saíssem por aí explodindo. Mas Nick diz que se eles não forem capaz de fareijar uma mina de 6 polegas sob a sujeira, os tornariam inuteis, já quem nem tudo é agressividade e selvageria. Então voltamos para os raptores treinando,Aquiles fareja o seu caminho através do campo minado,enquanto os outros estão parados logo atrás assistindo ele avançar,ocasionalmente ele ia pressionando sua cauda contra o solo. Maya explica que há uma glândula de cheiro na ponta de sua calda. Nick comenta que ele está marcando o caminho para os outros.Sherman sem entender pergunta para Nick o que ele está fazendo? Nick responde que ele só quer ter certeza do caminho onde vão passar, pois economiza tempo e apenas um membro de equipe fica em risco. Maya comenta que é um comportamento perspicaz. Os outros raptores observam como Achilles consegue atravessar o campo minado,do outro lado ele os chama de volta com um estalido.Os outros quatro respondem o chamado,e em fila única, seguem a rota exata traçada por Achilles. Nick fica impressionado com a inteligência dos animais, o que faz se questionar o que mais eles sabiam fazer? Então Spartacus olha diretamente nos olhos de Nick enquanto ele o encara de volta.

Segundo dia de treinamento:
Os personagens estão do lado de fora do campo de treinamento, o mesmo local onde Achilles ficava, onde maia retirou o arnes elétrico de seu corpo anteriormente. Ela está no centro da enorme gaiola e cercada pelos raptores, que estão no modo de “atenção”. Ela está com a braçadeira e uma peça do vestuário da menininha, Sherman e Nick estão do lado de fora do recinto com Zeiss e um alguns outros mercenários. Sherman diz que vai dar um choque nos animais toda vez que se aproximarem para fareijar a peça de roupa.Porém Maya diz que é para eles protegerem a garota e não ter medo dela. Então ele pergunta para ela o quer que ele faça? [“Neste trecho temos algumas informações e contextos cientificos interessantes, apesar de ser conceitos um pouco complexos, separamos alguns significados no qual estão dísponiveis logo após o trecho”]. Então Maya pede a Sherman que libere uma dose de Ocitocina* em seus cérebros, mas Sherman adverte que isso os parariam.Mas Maya responde que no sexo masculino reduz o infanticidio**,promove o comportamento dos pais e o elo de ligação a longo prazo[mais um trecho no qual merece atenção para o desfecho da trama, guardem isso também]. Nick comenta que não sabia que estavam usando a “droga do papai”, então Sherman faz o que Maya havia solicitado, comentando que estava fazendo apenas porque era uma excessão. Então ela oferece as roupas para cada raptor cheirar. Nick diz que eles deveriam fazer isso todos os dias até o dia da missão, pois eles teriam que encontrar a garota pelo cheiro.

* É o hormônio que faz com que um indivíduo se sinta atraído por outro específico, que o deseje, que sinta vontade de ficar com ele, de estar próximo. Também é o hormônio da fidelidade, responsável pela capacidade de manutenção de um parceiro fixo.Das relações que torna a pessoa capaz de se doar por outra, de se agrupar, de se socializar. É o hormônio do altruísmo, da honestidade.
** Morte de criança, especialmente no recém-nascido.

Terceiro dia de treinamento:

Os raptores agora estão na parte externa do vale, na área dos edificios de treinamento.Quatro edifícios de prática foram montados e manipuladas até assemelhar-se com o que foi visto na sala de estratégia.Não muito longe das estruturas os raptores Spartacus,Perseus e Orestes trotam para fora da rampa, cada um agora vestindo algo como um colete amarrado em torno de seus corpos, então eles se agrupam.Enquanto isso Nick, Joyce, Maya, e Sherman estão em um ponto de observação nas proximidades, observando os raptores através de vídeo monitores.Joyce questiona se as armaduras não estão os incomodando? Sherman responde dizendo que eles estão acostumados com o peso. Os três raptores espalharam-se ao se aproximar dos edifícios, eles abrem suas mandíbulas, mas não emitem som. Spartacus levanta o focinho, pegando o cheiro no ar. Ele faz um grunhido profundo e os outros se juntam a ele, olhando para um pequeno galpão feito de metal corrugado. Eles se separaram, cada um vai tomando um local diferente para cercar o galpão. No ponto de observação Nick se empolga elogiando a tática de triangulação que os animais realizavam. Spartacus abre suas mandíbulas para fazer um outro ultrassom,e os três se preparam emitindo um uníssono*! Então. Wham! Orestes dá uma cabeçada pela porta da frente!Perseus pula através de uma janela lateral!Spartacus atinge o lado oposto, perfurando seus antebraços através do metal corrugado e rasga um enorme seção do muro!Bonecos de testes vestidos como os sequestradores com armas são acionados e começam a disparar rajadas de munição falsa.Os raptores começam a rasgar os manequins, armas e partes do corpo voando, despedaçados em segundos. Eles olham para o último manequim, Orestes prestes a dar uma mordida, então em seguida ele para.É um manequim de uma pequena menina,que está vestida como Isabel Chartiers no vídeo. Orestes fareja, mantendo o manequim ao seu lado. Spartacus solta um grunhido e Orestes se afasta.
O Raptor alfa se aproxima, cheira, então toma suavemente o manequim em suas garras indicando que agora aquilo pertence a ele. Joyce entusiasmado diz que aquilo foi impressionante, mesmo com os sequestradores reagindo eles conseguiram tomar o controle da situação. Nick menos impressionado diz que as paredes eram finas, não havia corredores para eles se perderem. Mas Joyce diz que eles estão prontos. Nick diz que eles estão prontos para enfrentar um exército de manequins, pois o sangue e a carne dos sequestradores são diferentes. Joyce diz que prontos ou não, o resgate estava marcado para ser entregue na quinta feira, mas eles iriam um dia antes, ou seja, no dia seguinte, então ele deixa o local. Nick desapontado com a pressa de Joyce, diz a Sherman para dar a recompensa aos animais e alimenta-los quando voltarem para casa. De volta ao recinto dos raptores, Nick observa seus guerreiros, tenso e pensativo com a missão do dia seguinte até que Maya entra dizendo para ele tomar cuidado na missão que ocorreria no dia seguinte. Então ele responde dizendo que não é o único que precisa ter cuidado.Mas Maya diz que não é com os sequestradores que ela está preocupada, então olha para baixo e acena com a cabeça na direção dos raptores.Então ela diz que caso eles caíam, que ele procure um local seguro, ela também faz comentários de seu passado, dizendo que durante o tempo de domadora de felinos, ela nunca aprendeu a olha-los como ‘amigos’. Nick pergunta o que fazer quando um deles olhar diretamente nos seus olhos? Maya ignora a pergunta e diz que se ele entregar os DNA, provavelmente deixariam ele ir. Nick faz um comentário dizendo que não faria isso. Então ela lhe dá um beijo e deseja boa sorte na missão do dia seguinte.Ela sai e Nick volta a contemplar os raptores.

*Uníssono é um adjetivo que faz referência a um conjunto de sons que tem a mesma altura ou a mesma frequência. É o que possui harmonia, que é unissonante, uniforme. Uníssono é aquilo que tem o mesmo som que o outro, que tem o mesmo número de vibrações e que produz um som único.

O resgate:


Um grande caminhão para na borda do armazém em decomposição a beira mar,um SUV com marcas de desgaste chega deslizando até parar ao lado dele, aporta traseira do caminhão oscila para baixo hidraulicamente, tornando-se uma rampa. Spartacus,Perseus e Orestes descem por ela. Eles estão equipados com uma armadura protetora(algo como um colete tático usados em cães policiais) com a adição de uma pequena câmera de visão noturna em cada um, montado em seus ombros. Nick está no interior do SUV que é totalmente diferente da sua parte de fora. Ele possuí vários equipamentos high-tech,com três monitores cada um ligado a um raptor,dando-lhe visão do que eles estavam vendo.Ele também está usando uma braçadeira com feromônio e um conjunto delas na sua cabeça, deixando suas mãos livres.Os raptores usam suas camuflagem para se misturarem com o ambiente, Perseus para perto do antigo armazém, ele fareja algo tipo azeite, em seguida, levanta a cabeça e abre suas mandíbulas,chamando os outros ultra-sonoramente. Spartacus e Orestes aparecem para se juntar a ele. Eles colocaram suas cabeças juntas, em frente ao edifício.Nick consegue ter uma boa visão do edifício, ele pega uma arma automática e se prepara no assento da SUV. Perseus se posiciona na entrada da frente, enquanto Orestes se move em torno do armazém, Spartacus meticulosamente sobe a escada de incêndio que leva até a janela do segundo andar.Dentro do armazém no chão, linhas de barris cheios de azeite tomam a maior parte do espaço. Mais a frente há um trio de sequestradores dormindo em uma rede, abraçados a suas armas.Mais quatro sequestradores estão sentados em uma mesa pequena sob uma luz baixa jogando cartas, com as armas encostada nas pernas da cadeira e outras sob a mesa.No andar superior, em um velho escritório,mais dois sequestradores dormem em colchões no chão, enquanto um terceiro está sentado perto da janela, com os pés em cima da mesa antiga,com uma Uzi em seu colo, bocejando.No meio da sala,em uma poltrona com o recheio saindo pelos braços, está Isabel Chartiers. Do lado de fora Nick está fora da SUV, pronto para agir, olhando o seu localizador.Os raptores são representados por três luzes vermelhos piscando, a tela mostra que eles cercaram o edifício.Nick falando baixo em seu headset diz aos raptores para agirem juntos. Spartacus sobe cautelosamente degrau por degrau,ele altera seu peso para não fazer muito barulho, a escada de incêndio de metal está rangendo um pouco. Mais um passo e ele está em cima da plataforma,olhando na janela. Do lado de dentro está o sequestrador que está na recepção, quase dormindo, de costas para o janela,uma enorme cabeça aparece atrás dele, olhando para dentro. Spartacus chama em ultrasom então,SMASH! Spartacus enfia a cabeça pela janela,pegando com sua mandíbula o sequestrador cochilando, o homem começa a gritar enquanto ele é levantado e agitado de um lado para o outro!Perseus avança através da entrada da porta da frente, correndo sem equilíbrio,batendo nos barris empilhados e os derrubando no chão!Orestes começa a rasgar a porta de metal da doca,os sequestradores tentam agarrar suas armas, mas Perseus salta através deles, estilhaçando a mesa com um golpe poderoso jogando todos pelos ares. Joyce ordena que os mercenários avancem para dar suporte aos Raptores. Spartacus abriu o seu caminho através da janela, os dois homens que estavam dormindo nos colchões acordam assustados e começam a disparar contra ele! Isabel está sentada, confusa e aterrorizada ela se abaixa ao ver Spartacus usar as cadeiras como um trampolim para saltar por toda a sala.Isabel lança seu cobertor sobre a cabeça e se enrola em posição fetal.No térreo, os sequestradores começam a se dispersar, disparando suas armas, tropeçando em barris e móveis bagunçados,deslizando sobre o azeite mas ambos, Orestes e Perseus estão juntos e no ataque total,saltando,deslizando, apunhalando os com suas garras de foice,agarrando os homens em suas mandíbulas e arremessando-os em toda a sala!Dois dos sequestradores partem para a entrada da frente,um sequestrador tenta correr até a escada de ferro para o escritório,ele alcança metade do caminho quando CHOMP! Orestes unha-lo pelas costas.Na rua, Nick corre em direção ao armazém, no caminho ele se depara com dois sequestradores, eles começam a atirar na direção de Nick, que salta para atrás de um carro velho para esquivar dos tiros. Os sequestradores continuam avançando na direção de Nick,prestes a alcançar a cobertura de Nick, Perseus surge e atinge um dos homens, atropelando-o por trás, em seguida, gira e pula para cima do outro, o rasgando e mordendo!
Nick salta por cima deles e passa na frente do raptor seguindo para o armazém.Ele entra pela porta da frente,vai fazendo todo o caminho aberto pelos raptores passando pelos barris quebrados, móveis arrebentados,armas descartadas,cadáveres espalhados nas poças de azeite. Ele faz uma pausa ao pé da escada de metal e nota que está tudo quieto.Então pelo rádio ele solicita a Joyce que cerque o local e aguarde a sua saída.Então ele começa a subir as escadas que levam até o escritório, no caminho ele passa por um corpo pendurado de cabeça para baixo e continua até chegar no escritório. Spartacus com os pés sob a cadeira virada, eles olham de forma ameaçadora, mas não atacam,Nick dá um passo adiante. Spartacus sibila. Nick congela,olha em volta para a devastação de sangue nas paredes da sala, colchões rasgados em pedaços, um corpo pendurado meio para fora da janela.’ Nick pergunta para Spartacus onde a garota está? Ele solta um grunhido amerceador. Nick se aproxima dele, o bajulando com elogios, dizendo que ele fez um bom trabalho e perguntando onde estava a garota. O animal se move e mostra a menina espantada, escondida debaixo da cadeira onde ele estava.Nick pede para Spartacus se afastar,ele hesita,mas depois, lentamente, começa a se distanciar da cadeira,sem tirar os olhos de Nick. Orestes começa a se acalmar,os neuro-implantes controlados por rádio começam a fazer o seu trabalho.Nick segue em frente, levanta a cadeira e vê uma pequena garota debaixo de um cobertor, não se movendo, Nick a pega e segue para o elevador. Do lado de fora uma meia dúzia de veículos param na frente do armazém, mercenários começam saltar para fora, totalmente armados. Joyce ordena à eles que cerquem o local, pois não sabia o que poderia sair de lá, então todos se armam mirando nas saídas do armazém. Então surge Maya dizendo para cessarem fogo!Nick sai do armazém com Isabel em seus braços, a menina está agarrada ao seu pescoço e olha para os mercenários com os olhos arregalados,ele a carrega através deles para Maya na ambulância.A garota, falando em francês pergunta o que era “aqueles monstros”? Nick responde dizendo que era apenas um pesadelo e ela logo estaria com seus pais.Nick entrega a garota para os médicos e Joyce chega, para saber como Nick está? Ele responde que está bem, então ele pergunta sobre os Raptores. Nick responde que Spartacus precisa de tratamento, pois havia sido baleado.Joyce ordena a Zeiss para recolher os animais e aplicar os devidos tratamentos, Nick diz que o local precisa de uma limpeza. Então os mercenários começam a entrar o local para fazer o serviço.Maya se aproxima de Nick e pergunta se ele está bem? Nick sorri, alimentado pela a ação e o sucesso do resgate. Nick responde que “nunca esteve melhor”.

Comemoração:
No castelo, os projetores iluminam o pátio do castelo enquanto o helicóptero abaixa e aterriza no chão. Von Drax e sua equipe da casa estão esperando, Nick e os outros ao sair do helicóptero são recebidos com aplausos por Von Drax e seus serviçais. Eles organizam um pequeno jantar de comemoração. Lá dentro, na mesa de jantar Von Drax está na cabeceira da mesa, brindando Nick, Joyce,Maya e Sherman pelo sucesso da missão.Todos saudão os animais, durante o jantar de comemoração Von Drax diz qual será o novo passo.Há uma outra missão, porém de escala maior, envolvendo várias partes interessadas. Todos eles estão dispostos a assistir a missão em questão. Ele também diz que quer que Nick lidere os raptores mais uma vez. Nick tenta pensar um pouco sobre a situação, mas sem muita escolha, aceita a missão.
Recinto dos Raptores:
Heitor e Aquiles uniram suas cabeças com Orestes e Perseus, trocando chileares. “Histórias de guerra”.


– Ato III:
Destaques:
 Introdução de novos membros na equipe de dinossauros, dois spitters, Casper e Pollux e o Ankylosaurus.
• Fuga de Achilles.
• O acordo de Nick com o Barão Von Drax.
• Retorno dos Pteranodons.
• Revelação do verdadeiro plano do Barão e Joyce para os raptores.
• Novos cenários tais como vila madeireira, estrada da selva,laboratório de drogas e mansão do cartel de Pepe Aguilar.
• Missão final de treinamento e apresentação dos raptores para os observadores, a caça a Pepe Aguilar.

 

Nick tem uma nova missão, mas antes ele precisa treinar os raptores e alguns membros novos,dois spitters (Casper e Pollux) e o Ankylosaurus. O ato inicia com Nick recrutando e treinando os novos animais, a ideia é usar os spitters(Dilophosaurus*)para entrar em locais onde os raptores não conseguiriam, locais menores e estreitos e o Ankylosaurus seria o reforço blindado. O treinamento segue semelhante aos anteriores, com ambientes recriados para simular o local de operações e os dinos desempenhando suas funções táticas, cada um com sua habilidade própria. Porém o ápice da cena é quando Achilles sai fora de controle,anulando o exercício de treinamento e derruba uma das torres de vigia, mata um dos mercenários e ainda ataca o Humevee onde Nick e os outros estavam.Nick tenta o parar ordenando que Shermam os neutralize com os neurotransmissores, mas eles demoram a responder, Achilles dá uma investida no veículo,fazendo-o capotar e ainda sim, Achilles tenta devorar Sherman. Maya e Joyce estão em céu aberto, discutindo, o efeito dos neurotransmissores começa a reagir, mas ainda sim todos ainda estavam em perigo, Zeiss surge e coloca Achilles para dormir usando um rifle com tranquilizante. Zeiss dá um chute no rabo de Achilles para conferir se o animal realmente foi desacordado, Maya ainda ressalta que ele pode ver, ouvir e sentir tudo que ele faz. Zeiss então finaliza com mais um disparo e o animal fica totalmente inconsciente. Joyce explica que se trata de um “Berserker (termo utilizado para aqueles, que através de intenso e estudo e devoção, consegue liberar sua toda raiva interior e entrar num estado de frenesi, aumentando assim suas capacidades físicas.)”, ainda comenta que já havia tido problemas com ele antes, ele solicita que o animal seja separado dos demais e pede a Maya que faça uma análise e o entregue pela manhã seguinte, pois tais erros não poderiam ocorrer novamente. De volta ao castelo, à noite, Von Drax solicita a presença de Nick. Os dois se encontram no pátio, onde o Barão está praticando tiro ao alvo com uma besta, usando vasos antigos como alvos. Nick chega no local e é ameaçado pelo barão, afirmando que não tem mais paciência em esperar que Nick diga aonde foi que ele escondeu os embriões, apontando a arma arcaica na direção da cabeça de Nick. Nick o encara de volta e diz que não vale a pena trabalhar e ser bem pago se não tem liberdade para gastar todo o dinheiro. Então Von Drax pergunta a Nick se ele vai deixa-los? Nick responde que não se trata dele e sim de Maya, que está insatisfeita com o programa e deseja sair. Mas por conta das ameaças do Barão, a mesma se encontra confinada a passar o resto de sua vida junto ao Barão e sua companhia, já que o mesmo teme que ela saia e revele toda as experiências que foram realizadas secretamente nos laboratórios do castelo. Mas Nick diz que após a próxima missão ser concluída o Barão vai precisar de toda publicidade voltada para sua nova força tática e ela vai ser uma boa opção para divulgar tal força. Joyce então presume que se ela sair, Nick assumirá o controle das operações com os raptores? Nick responde questionando se essa não foi sempre a ideia? O Barão, após entender o raciocínio de Nick e Joyce, diz que eles tem um acordo, Nick então passa as informações da localização da lata com os embriões.

Mais tarde no confinamento, Maya e Nick conversam enquanto observam Achilles se comunicando à distância com os outros raptores, já que ele foi separado dos demais. Maya comenta que eles estão se comunicando há horas. Nick explica que ele estava contando sobre a sua tentativa de fuga. E como qualquer bom prisioneiro, ele está usando código de escuta. Maya então deduz que com o passar do tempo Sherman aprimorou os neurotransmissores para derruba-los com mais facilidade,e devido a tantas descargas que eles já receberam,seus cérebros também se desenvolveram, rearranjando novas vias neurais, semelhante a pessoas que retornam de um AVC (é como o cérebro reiniciasse após uma “atualização do sistema nervoso”). Achilles ouvindo os dois grita desafiadoramente para ambos! Maya ainda questiona para Nick se o que aconteceu antes tinha sido planejado pelos raptores? Nick responde que alguém tinha que testar os limites e ver até onde poderia chegar. Em seguida ele conta sobre seu acordo com o Barão,no qual ele disse a localização dos embriões em troca da liberdade dela. Maya se espanta com a atitude de Nick e pergunta qual seria o seu destino? Nick diz que ele continuaria com o programa, trabalhando para eles, utilizando uma pequena historia de moralidade militar, dizendo que mercenários sempre foram usados ao longo da história como armas. O que importa é quem está usando eles e por quê. Então Maya se inclina de frente ao Nick e os dois se beijam,no canto do local, ambos são vigiados pela câmera de segurança. Maya interrompe o beijo, inclina os lábios próximos aos ouvidos de Nick e diz: ” – Quem você acha que tinha pagado para a menina ser sequestrada?” Então Nick descobre que o Barão mentiu todo esse tempo e o usou para prosseguir com o seu plano. No dia seguinte pela manhã, os capangas da Grendel vão até o bar onde Nick havia deixado o frasco com os embriões, eles recuperam o mesmo e a trama segue para a reta final.

*Casper e Pollux, assim como os spitters vistos no inicio da trama são descritos como Chlamydisaurus kingii ou lagarto-de-gola. É uma famosa espécie de lagarto da família Agamidae que habita os desertos da Austrália e é popularmente chamado de lagarto de gola ou lagarto-dragão-australiano. Porém, subentende-se que na realidade  o que o roteirista (no caso Sayles) quis mencionar era os famosos Dilophosaurus, já que todas as descrições batem com eles. Porém é totalmente subjetivo e interpretativo, pois em nenhum momento é especificado o que realmente eles eram. Podem até ser lagartos de gola mutantes ou os Dilophosaurus. Mas nunca saberemos, pois não te tem maiores informações do que está contido do roteiro.

O grande dia da missão:
Nick espera na beira de uma clareira na selva, seu ATV está estacionado em uma estrada estreita atrás dele. Ele olha para o relógio, então no céu,ele ouve zumbidos de um avião se aproximando. Do outro lado selva,meia dúzia de veículos militares de vários tipos estão estacionados no centro da aldeia, mercenários aguardam às ordens. Dentro da maior estrutura foi estabelecido um quartel general de comando. Um bancada de monitores com DINO-CÂMERAS ocupa uma das paredes,tripulado por um par de técnicos Grendel. É o grande dia, o Barão Von Drax reuniu vários representantes militares de várias províncias para assistir a operação de Nick. Estavam reunidos membros representantes Ásia,Europa,África,América Latina e Rússia. Todos esperando ansiosamente o show começar.Joyce nervosamente fica olhando para o relógio, enquanto isso o Barão Von Drax conversa em alemão com um coronel uniformizado nas proximidades,apresentando sua coleção de alabarda. O homem faz pose para uma foto quando um dos técnicos informa que eles chegaram! Joyce acaba atuando como um mestre de cerimonias, informando que mesmo que o objetivo é bem próximo,no campo, fora das missões de treinamento o ideal é uma inserção aérea. Nos monitores imagens vão surgindo simultaneamente, vemos a porta de carga de transporte da aeronave abrir e em seguida a câmera é lançada ao ar livre junto de seu portador que salta para fora!O outro monitor mostra a mesma imagem e mesmo ocorre com cada um,sucessivamente a medida que vão saltando,primeiramente vemos céu aberto, em seguida, o foco alterna para a selva logo abaixo. Um dos observadores/representantes da Rússia pergunta se tratava de descarregamento aéreo de armas? Joyce então responde para o russo e a todos os outros observadores que aquilo, era o grande combinado. Vários paraquedas contendo dinossauros estão despencando do céu, no solo, Nick observa os animais caindo. Pelo headset ele diz ao esquadrão para entrar em formação e seguir para o alvo. Então ele entra em seu ATV e segue a estrada. O primeiro a atingir o solo é Spartacus,seu paraquedas o libera das amarras poucos metros do solo, os outros membros do esquadrão tem um desembarque semelhante. Joyce ressalta aos observadores que aquele era o primeiro salto de seus agentes. Casper, um dos Dilophosaurus* acaba tendo um pouso forçado em uma das árvores, porém o animal não sofre com a queda e após se desprender do paraquedas, desce pelo tronco da árvore com movimentos semelhantes a esquilos, contornando-a. Joyce mais uma vez ressalta a incrível resistência dos animais comparado as forças especiais convencionais. Nick chega até a base de operações juntando se a Joyce, Sherman,Maya e os observadores. Nick questiona quem são aquelas pessoas e o que faziam ali? Joyce explica que aqueles senhores que haviam contratado o serviço. Mas Nick nota que são as mesmas pessoas que eles estavam caçando anteriormente. Joyce diz que eram de um grupo rival e haviam feito um acordo com o governo e que seu objetivo eram eliminar Pepe Aguilar, um narco-traficante local. Nick então pergunta se agora eles iriam trabalhar para traficantes de drogas? Joyce responde que para testar um produto não comprovado era necessário uma grande quantidade de discricionário, e eles eram os mais altos licitantes. Slade,um dos observadores americanos questiona a Nick se aquelas “coisas” iriam dar conta do recado? Nick diz que são muito eficientes. Enquanto isso, no fundo da sala Zeiss entra andando em direção ao Barão, ele sussurra algo para Von Drax, então ele sinaliza para que Joyce se junte a eles. Joyce pergunta se há algo de errado? Então Zeiss diz que o frasco com os embriões haviam chegado em Draxburg**. Porém, Von Drax não perdeu tempo e logo o mandou um de seus geneticistas analisar o material, então descobriram que o mesmo havia sido falsificado. Os três olham de forma ameaçadora para Nick. Joyce ordena a Zeiss que fique próximo a Nick e Maya e qualquer indício de sabotagem ou se tentarem fugir, era para ele matar os dois, Zeiss aceita a ordem com prazer. Os raptores movem-se rapidamente pela mata fechada. Spartacus pára para farejar o ar. Os outros param logo atrás dele em alerta. Spartacus faz um grunhido baixo e Casper e Pollux (os dois Dilophosaurus*) movimentam-se para a frente. Os outros seguem os dois spitters, lentamente.

** Draxburg é a fortaleza medieval do Barão Von Drax. Burg é umas das definições mais usadas durante a Idade Média, para fortaleza ou sítio fortificado, ocupado por uma guarnição militar e pelos civis necessários a sua manutenção, que, em caso de ataque inimigo, servia de abrigo às populações que viviam fora de suas muralhas.

Iniciando a abordagem:
Pollux usa seu veneno para ofuscar a visão de uma das câmeras,no interior do posto de observação um narco tenta entender o porque os monitores ficaram apagados? Eles começam a interagir entre si tentando dizendo que última captura de imagem da câmera só mostrou um lagarto esquisito e então apagou.Do lado de fora o guarda do perímetro está caminhando em sentinela na borda da selva, ele escuta algo mas ignora. Ele pára perto de uma árvore, pega um cigarro, de repente um Spitter surge pouco abaixo de seu rosto, puxando-o para baixo
com sua cauda e SNAP!Agarra o rosto do homem assustado com suas garras! Os raptores avançam passando próximo a terrível cena, pulando como cangurus por um fio de dois metros de altura amarrado entre as árvores. Um dos guardas que havia saído para checar as câmeras não encontra nada, ele menciona que deve ser a humidade que devia ter afetado os circuitos,já que tais problemas ocorriam com frequência. Spartacus e Perseus parecem se materializar da selva diante de nossos olhos,suas camuflagens camaleônicas e a capacidade de congelar foram tão eficazes que nos revela que estávamos olhando para eles o tempo todo e nem notamos suas presenças. No lado oposto,dois narcos em metralhadoras montadas espiam a selva através de suas camo-compensação(espécie de barreira camuflada),Casper estoura do chão atrás deles, jogando-os para o alto! No interior das barracas, mais narcos descansam, distraídos fazendo diversas atividades, fumando, jogando cartas, assistindo filme japonês. Orestes surge na entrada da frente e Achilles explode na entrada dos fundos!Os raptores estão em lados opostos,sendo assim, cercando todas as saídas e então começam a cortar e rasgar, mastigando os narcos que gritam aterrorizados! Do lado de fora, na torre de vigia, um dos narcos começa a disparar sua metralhadora em direção a Spartacus e Orestes. Hector avança até o lado da torre e CHOMP! Derruba os sentinelas. Meia dúzia de traficantes vêm correndo para fora do longo e retangular laboratório de drogas, atirando com suas armas em Spartacus, os projéteis atingem seu corpo blindado. Orestes pula em cima dos homens atrás do telhado,acabando com um par e, em seguida, rasgando os outros. Pepe Aguilar, vestindo nada além de uma grande quantidade de correntes de ouro, sentado em volta de sua enorme jacuzzi*** ,dentro de seu bunker**** particular, ouvia sua música de salsa que tocava no aparelho de som ao fundo quando é interrompido por um de seus guarda-costas.Ele tenta dizer o que está acontecendo! Porém Pepe não acredita nas palavras que o guarda-costas diz a ele, alegando que o mesmo estava sob efeitos de drogas. Já que o mesmo alegava que estavam sendo atacados por dinossauros! Pepe então pega sua arma e saí junto de seus homens para investigar se o que o homem assutado dizia era de fato verdade. Do lado de fora tudo que podemos ouvir é os sons de tiroteios esporádicos e gritos humanos. Spartacus mata um guarda que estava em frente a uma área cercada e seguida rompe o portão de entrada do saguão principal. Uma dúzia de prisioneiros, sequestrados pelos narcos, se acovardam contra o muro,Spartacus vai descendo os degraus, rugindo, em seguida,abaixa a cabeça para farejar os ocupantes petrificados de medo. Spartacus endireita-se, ruge de novo, e sai. Alguns dos prisioneiros caem de joelhos agradecendo a sua salvação. No pátio os tiros e gritos continuam, um trio de traficantes tentam fugir em um SUV,passam desviando de Orestes, que está ocupado demolindo uma guarita. O SUV se precipita em direção ao portão de saída, mas é surpreendido pelo Ankilosaurus,o último a chegar, que apenas com a presença de seu enorme corpo blindado,acaba ocupando toda a abertura da saída. O motorista tenta usar os freios, jogando o SUV na lateral, mas perde o controle e vai em direção ao Anylosaurus! No qual é atingido pelo veículo e acaba virando de costas, caindo ao lado do SUV. Wham! Wham! Wham! A besta instintivamente começa a esmagar o “atacante de metal” com sua poderosa clava de sua cauda. Hector percorre através do laboratório de drogas por muito tempo, os trabalhadores saem correndo apavorados,os aparelhos vão quebrando em torno dele de acordo que ele vai caminhando através e sobre as mesas, deixando o pó branco no ar, produtos químicos começam a vazar e em seguida surge o fogo, que vai espalhando por onde ele passa. Os narcos que tinham contratado a Grendel ficam indignados ao verem o laboratório em chamas através da câmera de monitoramento de Hector. O líder deles reclama que aquilo não era o combinado! Nick retruca perguntando qual era o problema? Joyce diz que eles tinham esperança em poder reciclar a maioria das drogas e equipamentos do local. Nick olha para Maya tentando demonstrar com o olhar que ensinuava “eu te avisei”. A tela de monitoramento indica que todos se reuniram dentro da mansão de Pepe.Os guarda-costas passam correndo dando tiros imprecisos para trás com Casper perseguindo logo atrás deles! Orestes surge na esquina com um guarda-costas, ainda lutando, em suas garras!No lobby, um par de traficantes vêm descendo correndo indo para baixo,nas escadas, um tropeça e caí rolando no piso abaixo e o outro chegando ao piso térreo,continua correndo em linha reta mas Perseus aparece acima dele, saltando sobre o corrimão e aterriza com os dois pés direto em cima do homem! Pepe que se encontra dentro de seu bunker, ouve os gritos e tiros do lado de fora, ele fica com sua Uzi na mão e um olhar preocupado no rosto. BAM! BAM! BAM! Alguma coisa está batendo na porta do cofre que protege ele. O incêndio começa alcançar o corredor, parte da fumaça começa a entrar no bunker de acordo que o Ankylosaurus bate na porta do cofre novamente e novamente com sua cauda, a parede ao redor da porta começa a sucumbir. A fumaça começa envolver o animal e seguida CRASH!Toda a seção da parede e a porta quebram para dentro do bunker! Pepe fica no meio do jacuzzi*** sem saber o que fazer aponta sua Uzi, tentando ver através da fumaça. De repente, os dois spitters saltam através da fumaça e SPLASH! SPLASH! Bem no jacuzzi*** com Pepe! Nós ouvimos ele gritando, espirrando, rosnando e sprays de sangue mancham as toalhas brancas macias penduradas na montagem da parede. Do lado de fora do comando de operações Joyce leva os observadores para fora, convidando-os a observar a operação de limpeza um pouco mais de perto. Um deles questionam se era seguro? Von Drax o conforta afirmando que se podem liga-los, também podem desliga-los quando quiserem. Eles passam e Nick e Maya aguardam na saída. Zeiss está esperando por um veículo, ele aponta sua pistola para a cabeça de Nick. Nick questiona o que está acontecendo!? Dizendo que esse não era o acordo e a missão havia terminado. Zeiss o manda ficar calado e ordena que eles entrem no carro. O cartel de Pepe agora parecia um local atacado por um bombardeiro, o fogo havia se alastrado, manchas de sangue em todo interior dos edifícios, corpos para todos os lados, parecia um cenário de guerra. Os prisioneiros sequestrados cautelosamente começam a sair de seus gabinetes para olhar o que havia acontecido com o local. O esquadrão e todos os presentes, exceto o Ankylosaurus que pastava tranquilamente na folhagem do saguão principal, reagrupam-se no pátio. Achilles está gravemente ferido, o sangue escorre em seu pescoço e vai manchando sua armadura. Spartacus se aproxima dele lentamente, e crack! Ataca com um pata dianteira e esmaga a montagem de ombro onde ficavam as câmeras! Ele chega por cima e agarra o implante de controle com suas garras e o arranca da orelha de Aquiles!

[Na história em quadrinhos ‘Jurassic Park Dangerous Games’ temos um Akylosaurus enfurecido sobre o controle de um traficante semelhante ao do script de Sayles].

*** Jacuzzi é uma palavra com origem italiana e usada em várias línguas para descrever uma banheira de hidromassagem. A palavra jacuzzi é o sobrenome dos 7 irmãos italianos que criaram este sistema.
**** Bunker é a definição para estrutura ou reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo, construído para resistir aos projéteis de guerra. Pepe Aguilar transformou uma ala de sua mansão em um bunker, no qual possuía um cofre blindado como último refúgio.

A traição:


Um comboio de veículos guiado pelo caminhão da estação de comando lidera pela estrada de terra estreita através da selva. Joyce e Sherman assistem incrédulos, como os outros raptores repetem o mesmo feito de Spartacus, quebrando as câmeras um do outro, as telas de monitoração vão se apagando uma após a outra. Joyce ordena que Sherman desative todos eles! Mas já era tarde demais, todos já estavam sem seus implantes e câmeras. Os raptores seguem pelo portão da frente, passando por cima da SUV capotada. Na tela de monitoramento Sherman informa para Joyce que os sensores indicam que eles ainda continuam se movimentando, Joyce assustado pergunta para onde? Então Sherman diz, que iam na direção deles. Enquanto isso Zeiss que mantém Maya e Nick como reféns, continua a apontar a arma para Nick. Maya questiona o por que daquilo? Então Zeiss diz que o namorado dela havia os enganado, entregando amostras falsas. Maya fica feliz por Nick está dizendo a verdade,no que ele sabia o que estava fazendo. Mas ainda precisavam sair daquela situação. Enquanto isso Joyce está do lado de fora do veículo, olhando para a frente e para trás,ele nota que a estrada é estreita demais para poder fazer o contorno e nem todos os veículos iriam conseguir. Kroner que conduzia o veículo, enfia a cabeça para fora da do caminhão de comando e pergunta o que vão fazer? Sherman que monitora os animais avisa que eles estão se aproximando mais! Von Drax impaciente questiona o que estava acontecendo? Mas antes que Joyce ou qualquer outro possa responder, os raptores surgem no horizonte próximo ao comboio! Todo mundo pula de volta para seus veículos e inicia uma corrida automobilística desesperada. Todos eles tentam virar em alta velocidade de uma só vez, no qual resulta em algo como uma competição de demolição, veículos se esmagando entre si batendo em árvores, ficando presos na lama ao lado da estrada e então RRRRRRRRRRRRRAAAWWWWWWWGH! Spartacus e sua equipe chegam até o comboio como uma onda, empurrando, golpeando, chutando,batendo nos pequenos veículos. Um mercenário é arrancado de sua motocicleta por Hector,enquanto outro tenta se esquivar, mas é pego por Pollux que salta na parte de trás dele e envolve seus braços em torno do motociclista. O cara olha para trás para ver quem está pedindo carona e grita quando cuspidor abre sua gola! O carro com os narcos estoura um pneu e a Mercedes carregando o Barão conseguem acelerar e sair do meio do caos, mas perde o controle e atingem o carro de Nick! Um dos pés dos Raptores é avistado através do pára-brisa, a garra-foice fixa em Zeiss! Nick e Maya pressionam suas portas quando Orestes e Perseus passam seguindo meia dúzia de observadores que correm para selva. Whump! Slade (um dos observadores americanos), todo mastigado, cai em cima da SUV! Von Drax tenta a todo custo sair daquela confusão,o motorista tenta engatar a ré mas é impedido pelo carro dos traficantes que bloqueia o caminho. Ele pede ao motorista para empurra-los e o mesmo faz, o Barão diz que não dava para retornar para a vila que agora deviam ir direto para o helicóptero. Devido a colisão ao tentar empurrar o carro dos narcos, o mesmo explode, liberando passagem para que o veiculo do barão prossiga. Um narco tenta passar correndo na frente da Mercedes do Barão mas é arremessado sobre o carro através do pára-brisa da Mercedes. Achilles continua a atacar os narcos restantes de acordo que eles andam cambaleando para fora do “naufrágio” e Spartacus segue atrás do carro onde estava o Barão, que conseguiu sair do bloqueio e agora está acelerando para fora dali. No interior do veículo, algo pesado faz o carro balançar do alto. CRUNCH! Garras perfuraram o teto acima da cabeça do motorista! Spartacus rasga o teto da Mercedes como uma tampa de lata de sardinhas! O condutor perde o controle e Mercedes sai girando para fora da estrada e colide nas árvores! Von Drax sai da Mercedes largando o corpo morto do motorista e tenta correr,mas Spartacus salta sobre ele rugindo ameaçadoramente. Ele suplica por sua vida pedindo a Spartacus mais tempo. Mas Spartacus assim como seu “parente”, não atribuiu paciência como um de seus dotes, muito menos alguma ligação ou comoção com seu parentesco e então espeta Von Drax com um golpe de sua garra-foice! Sherman que possuía um ferimento na cabeça, mais ainda consciente, tenta subir em uma das árvores próximas. Maya aos poucos consegue sair debaixo do Humevee capotado,mas é surpreendida por Joyce,meio desorientado,todo ferido, com marcas de garras, sangue em todo peito e carregando uma pistola na mão. Joyce diz a Maya que eles não pararam, mesmo sem insulina e a adrenalina. Maya responde que foi “força de vontade”. Joyce volta sua atenção para ela e aponta sua arma. Dizendo que eles voltarão e não há razão para eles poupar a vida dela. Maya concorda com Joyce, que se aproxima e coloca a arma bem próxima a ela, entre os olhos. Mas diz que irá guarda-la para quando voltarem, usa-la como isca. Não vendo nenhuma alternativa, quase aceitando seu destino, Maya é salva por Nick que surge de repente,pulando sobre Joyce do nada, abordando-o e fazendo derrubar a pistola no chão! Eles rolam, trocando socos, lutando um com o outro, a pistola fica próximo a eles e Nick tenta agarra-la! Mas Joyce chuta Nick afastando-o para longe dela,Nick rola de joelhos e revida com alguns socos e derruba Joyce que caí sobre a alabarda que Von Drax deu ao coronel. Joyce levanta agitando a alabarda,balançado-a habilmente na direção de Nick, que tenta se levantar apoiando-se em uma árvore.

Final:
Nick e Joyce trocam palavras, Joyce no controle da situação tortura Nick, cortando vagarosamente seu ombro, com a ponta da alabarda*. Maya alcança a pistola que Joyce carregava. Mas ao tentar disparar, nenhum disparo é realizado, estava sem munição. Joyce pergunta a Nick como ele conseguiu sabotar a missão, como conseguiu que os raptores fizessem aquilo? Mas Nick responde que eles fizeram tudo sozinho, que eles já estavam os observando, planejando, era apenas questão de tempo. Joyce golpeia Nick novamente, deixando-o impotente sobre seus pés e responde que eram apenas animais, jogue um osso e eles irão atrás como cães. Joyce se prepara na frente de Nick, como um lenhador que está prestes a partir um pedaço de madeira, prestes a aplicar o golpe final!Ele ouve um som metálico como se algo estivesse atrás dele, pisando nos detritos do carro, ele se vira e THUNK!Enterra a alabarda no peito blindado de Achiles, que cambaleia em cima dele! Achilles ruge, pega o eixo da alabarda e a puxa para fora de sua armadura. Ele a deixa cair e avança para cima de Joyce! Nick todo embaralhado se afasta e podemos ouvir Joyce gritando enquanto ele está sendo rasgado pelo animal. Achilles deixa o corpo de Joyce cair no chão e vira-se na direção de Nick. Maya grita desesperadamente tentado impedir a besta, mas sangue começa bombear para fora da ferida no pescoço do raptor, seus olhos começam a alternar entre dentro e fora de foco, o nível de açúcar no sangue começam a subir acima do normal. Ele se vira para olhar para Maya, inclinando a cabeça, tentando buscar compreensão, ele dá mais um passo em seguida, cai. Maya começa a ir em direção a Nick, mas é impedida por Casper, o cuspidor,correndo na frente dela, ameaçando e exibindo sua gola. Nick diz para ela não se mover! Spartacus e os outros saem do meio das árvores, fazendo um cerco em torno deles. Spartacus fareja corpo e rosto de Maya, Maya permanece absolutamente imóvel, olhando-o no olho. Ele se afasta, rola o corpo de Achiles com o pé, cheira-lo,em seguida fareija Nick. Após conferir todos ele se endireita e emite um som de triunfo(creio que o famoso chamado dos raptores) e trota para as árvores, o restante do elenco vai logo em seguida!Maya corre até Nick, que está examinando seu sangramento dos ombros,ela pergunta se ele está bem? Nick responde que é a primeira vez que é ferido com uma arma do século XV e pergunta o quão longe eles conseguem ir sem insulina? Maya olhando na direção onde os animais foram, responde que é difícil dizer,ele coloca o braço por cima do ombro dela e começam o caminho de volta a estrada em direção à vila madeireira. Ela pergunta a Nick onde estava o verdadeiro frasco com os embriões? Nick então diz que o negócio dele era com John Hammond. O que ele vai fazer com eles? Bem, vamos esperar que seja algo melhor do que ele fez da última vez. Aqui despedimos de nossos protagonistas e cortamos para Sherman, que ainda estava escondido na árvore. O crepúsculo começa a cair, sons de insetos e pássaros noturnos ecoam no local,Sherman decide que poderia ser o momento certo para descer. Ele chama por alguém esperando respostas, mas ninguém responde. Está tudo em silêncio.Um som parecido com o de asas ecoa próximo dali,uma sombra passa sobre Sherman. Ele olha para cima, um enorme Pteranodon aterriza na árvore do lado oposto a ele. Ele diz que o animal não deveria está ali.Outro Pteranodon surge e se instala ainda mais perto do galho onde ele estava. Em seguida, outro. Todos os três se viram para Sherman. Ele começa a se mover para a direita cautelosamente, tentando se afastar dos animais quando SCRAAAIWWIANY! O primeiro pterossauro solta um ruído ameaçando Sherman(semelhante a sons de refrigeração), pequenas fileiras de dentes afiados são revelados de acordo que ele abre o bico. Sherman para e começa a reclamar, dizendo que há vários corpos lá em baixo e eles vão se preocupar logo com um ali em cima, ainda completa dizendo que ele não passava de um saco de farinha!O primeiro Pteranodon abre suas asas, seu bico dentado e aos poucos em etapas parte em direção a Sherman.Tiro aéreo. Bem acima do dossel da selva, ouvimos um grito humano e o grunhido de Pteranodons! Os créditos sobem. FIM.

 Notas:
• Como puderam notar, é o primeiro filme que não temos a presença ou quaisquer citação do infame Tyrannosaurus rex.
• O roteiro sofre de muitos pontos desconexos, inclusive no seu final, com o ressurgimento incoerente dos Pteranodons no local de operações próximos a fortaleza do Barão.
• Sayles parecia não ter conhecimento total ao mencionar os animais que surgem na trama. Não esclarecendo alguns deles como o Dilophosaurus e o chlamydosaurus kingii que pareciam ser os mesmos animais, porém nada é dito que comprova se o que Sayles quis informar se o lagarto de gola era realmente isso, um lagarto ou se referia ao dinossauro venenoso visto no primeiro filme.
• Os raptores que protagonizam a trama não possuem características físicas no qual os diferenciam um do outro,não há cores nem cicatrizes, excepto pelas demarcações em seus pescoços (os X’s). Os únicos que possuem algum tipo de especificação é Spartacus e Achilles,os raptores em destaque na trama, no qual se diferenciam pelo tamanho(sendo Spartacus o maior e mais agressivo e Achilles o menor e mais astuto). Os demais subentende-se que são semelhantes, sendo diferenciados por características comportamentais e táticas de acordo que a trama evoluí.

Críticas e observações:
• O roteiro apesar de não ter ligação com a essência dos filmes anteriores é de fato inovador. Apresentou uma nova trama muito mais séria e sombria, algo no qual o público não está acostumado a ver quando se trata de Jurassic Park,provavelmente voltada para um público mais adulto. Comparando-se aos livros, isso poderia contar como um ponto positivo, pois os filmes não retratam com fidelidade a matança e brutalidade das cenas de morte presente nos livros.
• Implementação de répteis marinhos. Até então, na época não haviam aparecido na franquia( e assim foi mantido, como pudemos ver em 2015 em Jurassic World nos apresentando o primeiro réptil marinho da franquia o Mosasaurus). O público sempre exigiu bastante da franquia, sempre esperando dinossauros novos à cada filme que saia, desde que se mantivesse os mais icônicos(como os raptores e o T-rex por exemplo, presentes na maioria dos filmes). Mas essa trama foi além, removendo o T-rex e acrescentando o Kronosaurus, um réptil marinho bem popular entre o público. Apesar que era questão de tempo para ocorrer tal inclusão, sendo que nas artes conceituais de ‘Jurassic Park 3‘ já indicavam tal inclusão, no qual podemos ver um Tilosaurus em um tanque através dos rascunhos das artes conceituais.
• Vale a pena ressaltar que o roteiro sofre constante desconexão dos acontecimentos, muitas coisas são abandonadas sem motivo e sem justificativa plausível, simplesmente ficam sem desfecho.
• Temos duas variantes do Velociraptor, sendo uma delas geneticamente modificada para responder comandos e ordens dadas pelos humanos, através de neurotransmissores(em Jurassic World com os quatro raptores treinados e criados por Owen podemos ter uma noção semelhante ao que esse roteiro apresenta, já que a ideia principal é retirada do mesmo). Porém isso foge demais do padrão da franquia e faz toda a essência estabelecida nos outros filmes simplesmente desaparecer. Fazendo parecer um filme à parte (um spin-off como a maioria descreve),sem ligação com os outros filmes. Isso seria algo preocupante em questão a reação do público.
• Foi ampliado a temática de modificação genética, criando híbridos geneticamente modificados com várias amostras de DNA de espécies diferentes, inclusive humana (semelhante ao que aconteceu em Jurassic World, na criação da Indominus Rex, que possuía material genético de vários animais). Jurassic Park sempre apresentou de forma elaborada temáticas cientificas e ecológicas,  sendo motivo de debates dentro e fora do universo do filme. Os dinossauros recriados para a trama cinematográfica até hoje servem de referência para todo tipo de assunto relacionado a essa temática(dinossauros). Porém esse roteiro foi mais a fundo e incluiu a modificação genética como a nova temática cientifica a ser abordada. Mas a mesma não teve o devido tratamento e detalhamento, sendo assim, apresentada de forma incoerente e desconexa. Forçando demais a situação no qual a trama se passa, no qual confundiria o espectador e causaria a incompreensão da massa. Dando a impressão que tudo dito pelos personagens durante as explicações, era algo forçado e feito apenas para preencher as lacunas de erro de conexão entre a ideia,conceito e os acontecimentos que ocorrem no filme. Já que subentende-se que pelas diversas desconexões do roteiro, primeiro era construído as cenas e depois a ideia e o conceito para explicar tal acontecimento. O que resultaria em um filme confuso e cheio de furos na história.
• O principal foco da trama, que era a forte presença de elementos militares,altera toda a temática padrão dos filmes lançados anteriormente que era Ficção/Aventura para Ficção-científica & Terror/Ação. Pois o nível de violência gráfica eram bem maior que seus antecessores. Isso seria algo arriscado, mas poderia dividir os fãs. Os três primeiros filmes foram focados em parques temáticos e acidentes isolados nas ilhas, resumindo, mesma história porém contada de formas e maneiras diferentes, tendo os protagonistas sempre em situações extremas e fugindo dos animais sem quaisquer chance de defesa, apenas correndo e fugindo. Esse filme mostra exatamente o contrário, pois o uso de armas está presente desde o inicio da trama. Inclusive para auto-defesa, seja de pessoas ou de dinos. É notável que esse roteiro sempre foi pensado em atender o público mais adulto. Mas isso seria algo arriscado, já que a grande maioria sempre adotou os filmes dos lagartos pré-históricos como um filme pipoca, no qual pode ser assistido em família. O studio também sempre aproveitou do conteúdo dos filmes para criar merchandising infantil(bonecos,jogos eletrônicos, miniaturas e figuras de ação).Com um filme desse o padrão mais adulto teria que se manter, pois não atrairia consumidores mais jovens, sendo assim, um risco e prejuízo no qual o studio poderia levar. Afetando diretamente na carteira dos investidores do studio, colocando em risco o futuro da franquia.

Jurassic Park 4 x Jurassic World:


O roteiro fornecido por Sayles foi apenas uma das várias versões no qual o mesmo passou até chegar em Jurassic World. Porém, mesmo sendo vetado pelo próprio Spilberg e o estúdio. Muitos elementos foram mantidos por vontade de ambos. Reimaginados para tornar as coisas mais críveis, no qual atende de forma satisfatória o seu grande público,mas ainda sim, usando os elementos pré-estabelecidos durante o inicio da pré-produção do projeto, nos meados de 2004. Nesse trecho estaremos apresentando à vocês uma pequena comparação dos elementos que podem ser vistos em Jurassic World no qual originalmente foi planejado para Jurassic Park 4.  Podemos até dizer que algumas cenas vistas em Jurassic World são reinvenções das presentes no roteiro de Sayles, claro, obedecendo a norma de reimaginação no qual o diretor Colin Trevorrow e Derek Connoly escreveram para o filme, sendo que, o roteiro inicial de Jurassic World foi escrito pelo casal de roteiristas Ricky Jaffa e Amanda Silver. No qual contribuiram na conclusão do corte final exibido nos cinemas. Mas antes de prosseguir eis algumas observações:

· Para melhor entendimento, foi utilizado algumas artes conceituais de vários artistas que trabalharam na produção de Jurassic World para ilustrar as cenas.
· As cenas mencionadas são comparadas diretamente com o roteiro escrito por Sayles, outras versões do mesmo foram escritas posteriormente, mas no qual tivemos acesso.
· Não se deve levar como total verdade as informações e comparações contidas neste texto, já que pouco teve confirmação direta da produção.
· Muitas das comparações e menções são descritas através do nosso ponto de vista e interpretação. Portanto, não se trata de nenhuma afirmação oficial. Considerando-as como informações meramente especulativas. Agora podemos prosseguir para as comparações e menções.

Protagonista ex-militar
É claramente notável que o personagem de Owen Grady (Chris Pratt) em Jurassic World foi inspirado em Nick Harris do script de Sayles, ambos são ex-militares retirados do cargo, das forças especiais do Estados Unidos (U.S Navy Seals). No caso de Owen, o filme não comenta muito de seu passado, já que se resume apenas aos breves diálogos entre ele e Honskins. Mas assim como Nick, ele é encarregado de cuidar e treinar os raptores, contrário de Spartacus, Achilles, Perseus, Hector e Orestes. Temos Blue,Charlie, Delta e Echo (codinomes usados no jargão militar) e o próprio Owen Grady como Alpha.

Curiosidade:
Algumas artes conceituais do filme mostra que tinha sido planejado inicialmente para os raptores do Jurassic World, no qual ao invés de estarem sendo treinados, já teriam espetáculo próprio e exibições ao público. A atração em questão se chamaria “Raptor Den(arena do raptor ou covil do raptor)”, no qual os raptores passariam por diversos cenários recriados artificialmente, inclusive o seu treinador/domador (no caso podemos subentender que seria o personagem do Owen) também estaria presente no espetáculo. O que vale ressaltar é que tais atividades lembram bastante aos  treinamentos no qual Nick e seus raptores efetuaram antes de sair nas missões de resgate e a captura de Pepe Aguilar. Porém tal atração foi cortada do filme,podemos julgar também que pertencia aos primeiros esboços de Jurassic World, provavelmente escrito por Rick Jaffa e Amanda Silver, os co-roteiristas de Jurassic World. Inserimos algumas dessas imagens para melhor entendimento.

Panorama da Raptor Arena. Arte conceitual de Jurassic World.

Raptor Arena. Arte conceitual para Jurassic World.

Arte conceitual de Jurassic World. Raptores cruzando a corda bamba dentro de um dos cenários/obstáculos no interior da arena.

Raptores caçando no escuro dentro de uma área especial da arena. Rascunho da sequência descartada de Jurassic World.

Raptores treinados:

Como já estávamos falando deles, vamos dar sequência as comparações falando um pouco mais sobre os raptores do filme.Blue, Charlie, Delta e Echo podem ter influência direta em Spartacus, Achilles, Hector, Orestes e Perseus. Mesmo havendo um membro a menos, os raptores do Jurassic World tem características físicas distintas no qual os diferencia do script do Sayles, cada uma delas tem uma cor predominante(azul, verde, laranja-malhado e verde claro), contrário do script do Sayles no qual apenas possuem caraterísticas comportamentais como parâmetro de distinção. Em Jurassic World os que obtiveram mais destaque foram Blue e Delta. Blue é a ‘beta’ do esquadrão, podemos dizer que ela é quem comanda quando Owen não está dando ordens. E Delta é a mais violenta, mata sem exitar.Porém as semelhanças entre Blue e Delta podem está ligadas a Spartacus e Achilles, já que no script de Sayles, Spartacus, apesar de agressivo, é o alpha do esquadrão e o mais próximo de Nick. E Achilles o mais astuto e violento, no qual deu iniciativa ao plano de fuga e ainda tentou matar Nick e Maya. Características notáveis em Blue e Delta. Blue possuí um forte laço de respeito com Owen, no qual o ajudou a combater a Indominus Rex próximo ao fim do filme. E Delta, a mais imprevisível e assassina, responsável pela maioria das mortes causada pelos raptores que vemos ao decorrer do filme. Ela matou alguns soldados da InGen, perseguiu Claire e seus sobrinhos após se rebelar a mando da Indominus, matou Hoskins e ainda tentou atacar Owen e Claire.

Charlie e Echo não possuem muito destaque, sendo quase que imperceptíveis no filme. Fora isso, Vic Hoskins tinha outros planos para os raptores. Ele os via como armas, assim como Joyce e Von Drax no script de Sayles. Mas em Jurassic World, o máximo que chegaram perto disso, transformou-se na verdade em uma tentativa fracassada de militarizar os animais. Pois subestimaram sua inteligência e foram aniquilados, se rebelando contra seus “oficiais superiores” sob influência do dinossauro geneticamente modificado.

Curiosidade:
No filme vimos apenas quatro raptores, mas posteriormente foi revelado através das artes conceituais que havia mais um planejado. O codinome para o tal raptor era “Red”, presume-se que ele seria o macho alfa e parceiro de Blue. Red e Blue seriam o casal principal de raptores do filme, e no fim, restariam os dois raptores ao invés de apenas Blue. Seu visual seria algo semelhante aos raptores vistos em Jurassic Park 3, com uma crista de penugens. Não se sabe o motivo de terem o cortado. Mas pode se imaginar que comparando com o roteiro do Sayles, Red em Jurassic World seria muito semelhante a Spartacus. Por conta de ser um raptor mais agressivo e calculista.

Raptor Red.

Rascunho da sequência da batalha final da Indominus contra o T-rex. Raptores observando a luta dentro da arena.

Dinossauros geneticamente modificados e híbridos:

Em Jurassic World fomos apresentados a Indominus Rex. O primeiro dinossauro geneticamente modificado da franquia, criado à partir do DNA de Tyrannosaurus rex,Raptor,Giganotosaurus,Carnotaurus, Majungasaurus,Rugops,cuttlefish, sapo e diversos outros animais poucos mencionados (como o Therezinosaurus e serpente) . Algo que não é preciso ter muito conhecimento no roteiro do Sayles para saber que tem forte influência, ou melhor, se manteve até Jurassic World. No script de Sayles os raptores possuem material genético de Deinonychus, Ornitholestes,Oviraptor,até cão doméstico foi usado junto com uma fração de DNA humano. Fora os que não foram mencionados, pois assim como a Indominus, os raptores do Sayles possuíam a capacidade de se camuflarem com o ambiente, tal habilidade que pode ter sido herdada do material genético de camaleão, já que Sherman menciona tal habilidade. Já na Indominus rex Dr.Wu explica que a habilidade em questão foi uma consequência dos genes de lula(a sépia) usados para controlar o crescimento acelerado do animal, mas a sépia assim como algumas espécies de lulas,possuí cromatóforos no qual lhe proporciona a habilidade de se camuflar.Porém Indominus não recebeu a adição de DNA humano, pelo menos não foi mencionado ou dito até o momento,não por fontes oficiais. Mas alguns fãs teorizam que o polegar opositor presente nas patas dianteiras do animal pode ser de origem humana ou primata. Mas tratem isso apenas como rumor, pois não há confirmação oficial. Todas essas habilidades foram aderidas ao animal propositalmente, já que o Dr.Wu e Hoskins tinham um plano secreto em usa-la como uma bio-arma, porém recriada em menor escala,mais inteligente e aceitando ordens. Falaremos disso posteriormente quando o assunto for Jurassic World:Fallen Kingdom.

 

Captura de tela da cena em Jurassic World.

Indominus Rex camuflada. Arte conceitual de Jurassic World.

Cuttlefish se misturando entre os ambientes.

Curiosidade:
Toda a essência da Indominus rex, seu conceito pode ter vindo ou inspirado em Spartacus. No script de Sayles ele era o maior dos raptores, mais inteligente e agressivo. Todas essas qualidades se apegam a Indominus. Assim como no script de Sayles, no qual Spartacus inicialmente ficava separado dos demais, apenas sendo monitorado de longe. Indominus recebeu tratamento semelhante. A cena no qual Claire a apresenta para o Sr.Masrani é bem semelhante a no qual podemos ver quando Sherman e Maya apresentam o X-1(Spartacus) a Nick no script de Sayles. 

 

Dinossauros militarizados:

Mais um elemento claro no qual foi reaproveitado do script do Sayles. Em Jurassic World Honskins tenta a todo custo usar os Raptores como bio-armas, inclusive a própria Indominus rex foi parte de seu plano secreto, com a ajuda do Dr.Wu, no qual desenvolveu o animal para finalidades de combate. Dando-lhe couraça blindada, camuflagem térmica e visual, crescimento acelerado, visão térmica e noturna,capacidade de se comunicar com outras espécies(no caso os raptores), inteligência elevada,força e agilidade anormais. Por isso o termo ‘geneticamente modificado’ e podemos até dizer “geneticamente melhorado”. Não se sabe ao certo qual era o real propósito que Wu e Honskins tinham com a Indominus rex? Mas Hoskins revela próximo ao fim do filme que queria recriar uma versão menor e aprimorada da Indominus, no qual pudesse receber ordens. Já que o plano com os raptores havia falhado, sendo que a própria Indominus era totalmente incontrolável e os raptores se rebelaram sob influência dela. Tudo que gira em torno de Indominus rex e dinossauros militarizados,o seu conceito, desenvolvimento e propósito. Foi o ponto mais relevante que pode se reaproveitar e readaptar do script de Sayles. Suas ações lembram bastante o que podemos ver no script. Porém em Jurassic World tudo isso foi readaptado de forma mais crível, mas mesmo assim a crítica e os fãs torceram o nariz para a Indominus e a ideia de dinossauros militarizados. Falaremos mais sobre esse assunto quando começarmos as comparações ao próximo filme, “Jurassic World:Fallen Kingdom”. No qual estaremos detalhando um pouco mais sobre algumas teorias e rumores que circulam o novo filme.

Composição genética da Indominus rex. Conteúdo oficializado.

Curiosidade:
Indominus rex foi um mix de ideias e conceitos, previamente ela seria uma espécie recém descoberto e recriado em laboratório. Porém tais habilidades citadas anteriormente seriam desconhecidas, os geneticistas iriam recriar o animal sem saber do que se trata. Mas os roteiristas e produtores acharam que tal premissa era repetitiva, pois situações semelhantes já haviam ocorrido nos filmes anteriores (Jurassic Park  e Jurassic Park 3,com os raptores do Jurassic Park sendo a maior ameaça por serem muito inteligentes e o Spinosaurus em Jurassic Park 3, no qual nunca havia sido mencionado na franquia e era bastante agressivo). Indominus rex passou por vários conceitos visuais e nomes, já foi Diabolus rex, Malusaurus, tinha chifres, olhos vermelhos, pele escura e vários outros modelos diferentes. 

Diabolus Rex arte conceitual.

 

 

Malusaurus arte conceitual por Seth Engstom.

Malusaurus, arte conceitual por Ian Joyner.

Menção honrosa:
Em Jurassic World a cena onde Owen saí junto dos raptores em busca da Indominus Rex é com certeza uma das cenas mais empolgantes do filme! Tal cena lembra bastante quando os raptores do script do Sayles saiam para as missões acompanhados pelos mercenários em seus veículos.

Inclusive o trecho em que os raptores de Jurassic World se voltam contra os soldados da InGen, é bem parecido com o final do script de Sayles. No qual Spartacus dá inicio ao plano de fuga, retirando o equipamento de monitoração de Achilles. Em Jurassic World o ato foi bem mais sutil, bastou apenas revelar que a Indominus por possuir genes de raptor, herdou também a capacidade evoluída de comunicação deles. Isso foi o suficiente para fazê-los se voltarem contra seus ‘superiores’, além da Indominus se autopromover como a nova alfa do bando.

Vilão:

Em Jurassic World conhecemos Vic Hoskins, o chefe da divisão de segurança da InGen. No qual mantinha em segredo com Dr.Wu o plano de usar os raptores e a Indominus rex como armas. Honskins lembra muito bem Adrien Joyce do script de Sayles, no qual tinha objetivos semelhantes com os raptores.


 

 

Com o aproximar da sequência de Jurassic World, logicamente certas referências,inspirações ou até mesmo similaridades com outros filmes podem surgir. Separamos algumas dessas possibilidades no qual podem ter sido reaproveitadas pelos roteiristas e inclusas no próximo Jurassic. Vale lembrar que não se trata de afirmações, portanto considerem tudo apenas como uma teoria ou rumor.

Draxburg x Lockwood Estate

A primeira imagem oficial do filme mostra o que parece ser um museu, mas posteriormente, através de informações e fotos vazadas dos set’s de filmagem indicam que na verdade se trata de uma enorme mansão, que segundo os rumores, pertence a ‘Benjamin Lockwood’, papel personificado pelo ator James Cromwell. Não se sabe ao certo o que ocorrerá neste local, mas há indícios da existência de um laboratório subterrâneo, onde o Dr.Wu ( B.D Wong) continua suas experiências. Em outros rumores, apontam que ocorrerá um grande leilão neste local, no qual poderá ser adquirido os mais cobiçados e perigosos dinossauros. Talvez a Lockwood State seja uma reinvenção da própria Draxburg criada para o roteiro do Sayles, no qual também servia como campo de pesquisas e atividades militares secretas.

Benjamin Lockwood x Baron Von Drax

 

James Cromwell

Assim como o castelo pode ter sido substituído pela propriedade e mansão do Lockwood, seus proprietários também podem ter certas similaridades. Tratando-se novamente de ‘rumores’, Benjamin Lockwood era ex sócio de John Hammond e teve participação nos eventos que ocorreram entre Jurassic Park e The Lost World:Jurassic Park. Seria ele o mandante que ordeneou equipe de Ludlow (The Lost World: Jurassic Park) capturar e retirar os dinossauros da Isla Sorna? Até o momento, foi confirmado um vulcão na trama de Fallen Kingdom e por conta dele, uma missão de resgate ocorrerá na Ilha Nublar. A missão é de busca e captura de todos os animais mais valiosos. Porém Lockwood tem outros planos para esses animais. Seria o mesmo que Von Drax? Utiliza-los como armas? Ou simplesmente a semelhança é que ambos os personagens assumiram o controle da InGen através de outra empresa, comprando-a. De qualquer maneira, descobriremos somente em ‘Jurassic World: Fallen Kingdom’.

Deinonychus Draxi x “INDORAPTOR”

Até o momento não foi dito oficialmente a presença do novo híbrido, mas materiais de merchandising e um registro de marca com o codinome ‘INDORAPTOR’ foi registrado pela Universal Studios. Um dos produtores executivos (Frank Marshall) também havia postado em seu Twitter um comentário mencionando o tal nome. Porem após cometer a gafe, ele corrigiu o nome e se referiu a “Indominus”, referindo-se ao local onde foi construído o set que serviu de paddock para o híbrido do filme anterior. Pelo menos pode-se esperar a presença de um novo animal geneticamente modificado, talvez baseado nos genes do Indominus Rex? Mas o que queremos apresentar é que dessa vez se trata de algo menor, como o Hoskins desejava em Jurassic World. Será que veremos algo parecido com os Deinonychus do roteiro do Sayles? Só o tempo dirá.

Indoraptor, feita por Maxwell Berserker para Jurassic Park 4.4

Indoraptor, artes conceituais criadas por Maxwell Berserker.

Imagem de bastidores publicada por Bayona ao lado da suposta Indoraptor.

John Hammond x Ian Malcolm

No roteiro de Sayles, quem retornava do elenco original era Richard Attenborough que interpretária mais uma vez o papel de John Hammond. Nós pudemos ver Richard interpretar Hammond novamente em ‘The Lost World: Jurassic Park’. Mas no roteiro de Sayles ele teria um propósito mais relevante, pois seria ele que contrataria os serviços de Nick Harris. Em ‘Fallen Kingdom’ temos Jeff Goldblum de volta, reprisando o papel de Ian Malcolm, um dos personagens mais emblemáticos e queridos dos fãs da franquia. Seria Jeff que faria uma reapresentação de John Hammond, de forma reinventada? Afinal de contas o ator disse em entrevista que seu papel é curto, mas é de bastante importância para a trama do novo filme. O que pode fazer Ian Malcolm mais uma vez se envolver com esses animais? Será ele o mentor de Claire e Owen nessa nova empreitada?

Kronosaurus x Mosasaurus

O Mosasaurus foi muito bem recebido pelo público, e hoje é um dos dinos preferidos dos fãs. Como citado anteriormente, ele foi a primeira adição de réptil marinho a franquia. No roteiro do Sayles tínhamos o Kronosaurus, outro réptil marinho no qual atraí bastante atenção dos amantes de dinossauros e fãs dos filmes Jurassic. O Mosasaurus de Jurassic World roubou a cena diversas vezes, seja em sua apresentação no tanque de alimentação, ou devorando o Pteranodoon com a Zara ou até mesmo saltando da água e puxando a Indominus Rex durante os minutos finais do filme. O que realmente interessa é que ele não brinca quando está em tela. Mas será que foi só isso? O Kronosaurus no roteiro do Sayles também deu bastante trabalho para Nick. Quase o devorando, ainda sim foi capaz de imobilizar uma aeronave em processo de decolagem e devorar seu piloto. E quase agarrou Nick que foi salvo no último instante pelos soldados da Grendel que o retiraram da água, poucos metros da enorme mandíbula do monstro marinho, que saltou da água tentando abocanhar Nick e os soldados no helicoptero. Seria uma cena e tanto para o Mosasarus, será que o nosso T-rex dos oceanos daria conta? E o Kronosaurus, daria conta de agarrar a Indominus Rex?

Maya Lundberg  x Zia Rodriguez (Daniella Pineda)

Pouco se sabe à respeito dos novos personagens. Mas certamente um deles, ou melhor, uma atriz em questão tem chamado bastante atenção desde o início das filmagens de Fallen Kingdom. Se você pensou em Daniella Pineda pensou certo! Daniela sempre demonstrou bastante entusiasmo por participar do filme. Postando diversas fotos nas redes sociais, inclusive algumas sugerem alguns animais que podemos ver no próximo filme. A personagem no qual Daniella interpreta, segundo os rumores se chama “Zia Rodriguez”, que protagoniza ao lado de Chris Pratt e Bryce Dallas Howard (Owen e Claire). Porém nada se sabe à respeito de seu personagem. Mas levando em conta o tempo de tela que a mesma parece ter filmado, ela terá um papel fundamental no filme. E porque não o mesmo de Maya Lundberg? Maya era responsável por estudar o comportamento animal, no caso, os raptores modificados da Grendel. Ou seja, era uma cientista de estudo comportamental de animais. Capaz de identificar e relatar as variações comportamentais de cada indivíduo. No roteiro de Sayles era um elemento essencial, já que eram controlados por neurotransmissores e Maya era responsável por coordenar tal tarefa. Agora combinamos estudo comportamental com paleontologia. Isso mesmo, se Sarah Harding foi o nome que veio a sua cabeça, novamente pensaram certo. Então porque não fazer menção direta a duas personagens de uma vez? Qual função seria mais importante para a personagem de Daniella? Estudo comportamental ou paleontologia?

Daniella Pineda no camarim de Jurassic World:Fallen Kingdom.

Isabel Chartiers x Maise/Mason/Lucy

 

Brooke Norbory, possível personagem infantil de Jurassic World: Fallen Kingdom (garota da imagem de divulgação).

 

Jurassic World: Fallen Kingdom até o momento não nos apresentou formalmente seu elenco infantil. Apesar de está na primeira foto de divulgação. Não sabemos quem ao certo é aquela garotinha? Mas o que vale ressaltar aqui é que nesse roteiro do Sayles, temos uma sequência envolvendo um resgate de uma garotinha chamada Isabel Chatiers. Filha de um empresário, no qual havia sido sequestrada por traficantes pagos pelo Von Drax. Afim de testar a eficácia de seus animais. A sequência do resgate é bastante tensa e parecia ter um nível de violência visual bem considerável, fora a tensão de ter a vida de uma criança em perigo. São dois elementos que há muito tempo não vemos na franquia. Será que Maise, como vem sido chamada, poderá ter cenas tão intensas como a Isabel? Lembrando que no inicio das gravações a produção estava à procura de uma garota entre 9 e 10 anos que teria um papel muito importante e ser bastante emotiva para contracenar ao lado de seu pai.

Com isso encerramos a nossa lista de comparações de rumores e teorias. Logo abaixo montamos uma pequena lista ilustrativa contendo os dinossauros que seriam vistos nesse roteiro. Algumas imagens foram editadas e criadas digitalmente pela nossa equipe e outras por artistas terceiros. São ótimas imagens e belas, no qual desejamos total crédito aos autores.
*Imagens de bastidores também foram utilizadas para ilustrar certos animais.

Lista de animais:

 

Compsognathus.

 

Excavaraptors “Digger (Escavadores)”.

 

Kronosaurus.

 

Pteranodon.

 

Ankylosaurus.

 

Dilophosaurus/Chlamydosaurus kingii “Spitter(Cospidores)”.

 

Deinonychus draxi(híbridos).

Outros roteiros foram escritos após este,mas nunca chegaram a ser compartilhados. Porém artes conceituais foram criadas pelo artista Carlos Huante, no qual o mesmo afirma ter feito as criaturas sem qualquer referência. Os animais deveriam apenas conter traços marcantes de “hibridismo de humanos e repteis”.

Raptorman, artes conceituais feitas por Carlos Huante, para o projeto descartado de Jurassic Park 4.


Agora um pouco mais sobre os personagens deste roteiro, um pequeno resumo das características e participações dos mais relevantes.

Personagens:

Nick Harris : Ex-militar, antigo Navy Seals da Marinha Norte Americana.Recrutado por Jeb Overton a mando de John Hommond, sua missão era ir até a ilha Nublar recuperar o frasco criogênico contendo os embriões anteriormente roubados por ‘Dennis Nedry'(em Jurassic Park),e trazê-los de volta para que Hammond pudesse criar seus novos dinossauros totalmente estéreis para eliminar a superpopulação de dinos da ilha Nublar.

John Hammond : Ex-Diretor da industria de Bio-engenharia e tecnologia InGen, e fundador do Jurassic Park. Hammond contrata Nick Harris, um ex-militar,para infiltrar na ilha Nublar que se encontrava sob posse do governo e da Grendel Corporation, empresa responsável por fazer a segurança da ilha e de seus animais. Nick deveria entrar de forma furtiva na ilha, recuperar o frasco e retornar em segurança.

Jeb Overton : Responsável por cuidar do aviário, trabalha para John Hammond. Overton também já foi militar, ele caminha sob suas duas próteses, resultado de um acidente terrível na época no qual servia o exército. Overton é o contato entre Nick e Hammond.

Ramirez : dono do barco no qual leva Nick e Overton até as proximidades da ilha Nublar.

Darwin : Piloto do aeroplano de resgate, Darwin era o piloto do aeroplano que faria a extração de Nick após recuperar o recipiente com os embriões. Darwin fazia vôos para turismo nas proximidades da ilha, era ignorado pelos seguranças da Grendel por conta disso. Nick se aproveitou dessa brecha para usar o avião de Darwin para escapar da ilha em segurança e sem chamar a atenção, já que o mesmo costumava fazer vôos constantes na região.  

Nando : Chefe da equipe de segurança da Grendel, responsável por comandar as tropas instaladas na ilha Nublar. Nando é quem resgata Nick da ilha, enquanto estava à poucos segundos de ser devorado por um enorme Kronosaurus e ter o mesmo destino que Darwin, o piloto do avião que estava encarregado de retira-lo da ilha. Nando faz o caráter de militar durão e tem certa empatia por Nick.

Adrien Joyce : Joyce também é um ex-militar,mas precisamente um contrabandista de armas de fogo, agora chefe da segurança e gerente da Grendel Corporation. Joyce é o braço direito do Barão Von Drax,sua missão é convencer Nick a se juntar a companhia, além de ser o responsável em garantir que Nick cumpra com o acordo do barão, de treinar os seus Raptores híbridos.Joyce a todo tempo demonstra ter uma grande empatia com Nick, agindo de forma sarcástica e irônica. Pois ele e Nick já se encontraram no passado,durante a época em que Nick ainda trabalhava para os militares,Joyce havia sido capturado e preso por Nick. Com o passar dos anos ele foi absolvido pelo Von Drax após ter suas habilidades reconhecidas acabou conseguindo um cargo de destaque na Grendel. Atualmente ele trabalha como gerente da empresa misteriosa, contribuindo com o se conhecimento militar, Adrien é um homem durão e bastante perspicaz com suas atitudes.

Dr. Sherman Fosdick : Sherman é o Geneticista chefe da Grendel. É ele que cria os animais geneticamente modificados para a Grendel. Sherman é jovem, porém muito inteligente, mas não tem muita prática em trabalho de campo.

Dra.Maya Lundberg : Maya é a chefe de modificação comportamental da Grendel. É ela que cuida dos Raptores modificados, ela também é responsável em mante-los sob controle,para evitar acidentes, tanto com os próprios animais quanto com os que trabalham junto com ela. Os Raptores tem seu comportamento controlado por um neurotransmissor que foi implantado em suas cabeças, no qual permite ter controle de certos hormônios que impede estímulos raivosos de chegarem até o cérebro do animal, assim o tornando menos agressivo e sociável, aos humanos.

Kroner : Motorista da Grendel, Kroner é bastante amigo de Joyce. Ele é responsável por levar Nick e os outros até o vale de treinamento, onde ele irá treinar os Deinonychus híbridos.

Zeiss : Um mercenário durão, típico “brutamontes”,arrogante e pouco inteligente. Zeiss ajuda Maya na modificação comportamental dos animais, seu maior trabalho é com o ‘X-5(Aquiles)’, outro Deinonychus híbrido, o menor e mais traiçoeiro. Ele usa métodos de cruéis durante as sessões de aprendizagem,Maya é contra seus métodos e sempre o reprime quando os vê, pois segundo ela, é algo similar a torturas o que dificulta na modificação comportamental dos raptores.

Isabel Chartiers : Isabel é uma jovem garota, filha de um poderoso executivo, Betrand Chartiers,. Isabel foi sequestrada e feita de refém por uma milicia de terroristas,denominam-se como a ‘Frente de Libertação do Norte Africano’, porém realizam mais atos criminosos do que políticos.

Muito mistério ainda circula em torno desse passado sombrio no qual foi ‘Jurassic Park 4’. Podemos assim dizer que certos elementos foram mantidos até hoje. Outros foram reinventados,alguns descartados completamente ou simplesmente deixados para uso futuro. O que importa é que parte onde mudaria por completo a essência da franquia, que no caso era os “Raptormans”, nunca foi para frente. Outros roteiros foram escritos posteriormente à este, com idéias ainda piores. Pouco se sabe sobre esses roteiros com histórias macabras envolvendo ”dinossauros humanos”. E o pouco que sabemos, não podemos considerar nada mais do que simples rumores. Às vezes criados por fãs,sem muito conhecimento sobre o assunto, usam o tema para engalgar debates e mexer com imaginário dos mais incrédulos. Sendo motivo de muitas perguntas para poucas respostas. Mas o mais importante nós do Jurassic Park 4.4 deixamos essa questão para vocês responderem: “Até quando tudo isso será considerado um rumor?”

 ‘- Eu sou Maxwell Berserker, membro da equipe de administradores do Jurassic Park 4.4 e essa foi análise do roteiro nunca filmado de Jurassic Park 4.4, por John Sayles.’

 

Para ler o roteiro original, clique aqui, ó.

 

Créditos:
Revisão: Henrique Zimmerman.
Publicação: André Corrêa.
Imagens: Maxwell Berserker.
Texto: Maxwell Berserker.
Edição: Maxwell Berserker, Henrique Zimmerman e André Corrêa.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *