Curso aumenta interesse de meninas por paleontologia

divulgação curso Meninas com Ciência

Um curso voltado para meninas vai mostrar a elas o mundo da ciência bem de perto!

As ciências, principalmente as ciências exatas, têm sido historicamente vistas como um local predominantemente masculino. Isso é bem estranho, tendo em vista que muitas mulheres fizeram contribuições enormes em inúmeros campos.

Por exemplo, temos a Marie Curie, que descobriu a radioatividade. Ada Lovelace foi a primeira programadora a criar algoritmos e, de certa forma, inventou o computador. Marie Tharp descobriu a tectônica de placas, que é a base de toda a geologia moderna. Johanna Döbereiner, brasileira, desenvolveu trabalhos com plantas que permitiram que milhares de pessoas consumissem alimentos mais baratos e saudáveis, e por isso foi indicada ao Prêmio Nobel em 1997. E a lista continua, veja aqui, ó.

Para aumentar a participação de meninas nas profissões ligadas às ciências exatas e da Terra, o Museu Nacional da UFRJ lançará mais uma vez o curso “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional”.

As meninas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental terão aulas com geólogas, biólogas, educadoras e astrônomas durante um dia inteiro. Verão de perto fósseis, meteoritos, minerais, rochas e muito mais! Com isso pretende-se que elas sintam mais curiosidade por essas matérias e, talvez, pensem em seguir carreira na ciência.

As aulas acontecerão em setembro, sempre aos sábados (dias 2, 16, 23 e 30), no próprio Museu Nacional. Veja onde ele fica aqui, ó.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de agosto! Faça a inscrição aqui. Quando o prazo de inscrição se esgotar, o Museu fará um sorteio para selecionar as meninas participantes em cada uma das datas.

Imagem: Divulgação curso Mulheres com Ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *