Steven Spielberg, Frank Marshall e Kathleen Kennedy falam sobre Jurassic World

thr_kennedy_spielberg_marshall_bfg0107_v22

A revista The Hollywood Reporter publicou, em sua edição de Junho (nº 24), uma entrevista com três dos grandes líderes da franquia Jurassic Park. Spielberg e Marshall foram produtores de Jurassic World. Kathleen, no entanto, não teve envolvimento neste último filme, mas foi produtora nos três primeiros. Eles falam sobre Jurassic World, sobre o diretor Colin Trevorrow e sobre a direção de Jurassic World 2.

Nesta nova entrevista, Spielberg comentou que não acompanhava as previões de bilheteria de Jurassic World antes de seu lançamento. O estouro de bilheteria que o filme teve foi uma surpresa agradável. Disse que esteve muito próximo durante a elaboração do roteiro, mas não acompanhou pessoalmente a produção do filme, lia os relatórios diários e, caso quisesse fazer alguma sugestão, mandava uma mensagem diretamente para o diretor, Colin Trevorrow.

Kathleen informou que assistiu ao primeiro filme de Trevorrow (Sem Segurança Nenhuma) na época em que procurava por um diretor para o Episódio VII de Star Wars. Como acabaram fechando com J.J. Abrahams para a saga espacial, sugeriu que Marshall avaliasse a entrega da direção de Jurassic World para Trevorrow. Marshall sentiu segurança na forma de Trevorrow dirigir.

Spielberg não conseguia tomar uma decisão a respeito até assistir a última cena de Sem Segurança Nenhuma. Antes dela, ele estava indeciso se o filme era bom ou ruim. Um final ruim teria certamente custado a Trevorrow a perda da direção de Jurassic World. Mas ao terminar de ver a projeção – e um final que o agradou -, soube que Trevorrow era o nome para Jurassic World. Depois, num encontro, gostou da forma como Trevorrow não analisou a franquia Jurassic Park em seus aspectos técnicos ou com base em teorias acadêmicas, mas falou simplesmente sobre a sensação de assistir aos três primeiros filmes no cinema e sobre a sua visão de Jurassic World. Neste momento Spielberg consumou sua decisão de deixar a direção nas mãos de Trevorrow.

Frank Marshall acrescenta que trabalharam bastante com Trevorrow nas etapas iniciais, como hoje trabalham bastante com Juan Antonio Bayona, diretor encarregado de Jurassic World 2. Bayona agora tem um longo caminho para produzir  o novo filme.

Para Spielberg, foi impressionante assistir ao filme O Impossível, de Bayona. E eles procuram por jovens talentos para levarem adiante seus projetos – entre eles as franquias Jurassic Park e Star Wars. Kathleen ainda coloca que para eles existe a ideia de que deve-se tomar certas liberdades artísticas e riscos de criação. Se produzirem algo seguro – simplesmente refazer os mesmos filmes várias vezes – o público chegará à conclusão de que a franquia é só uma máquina de captar dinheiro. Mas se ela genuinamente está a serviço de alguma forma artística, o conceito de franquia será usado de uma maneira muito mais excitante.

Interessante notar que Spielberg declara que não tem o menor sentimento de posse em relação à franquia Jurassic Park. Quem tem estado possessivo é Trevorrow, pois a tocha foi passada para ele. Kathleen acrescenta que o que importa, no fundo, é a satisfação que surge ao ver a franquia avançando e o público se divertindo. Para ela, não há algo mais emocionante que introduzir a uma nova geração algo que as gerações anteriores amaram tanto, e há uma maneira de moderniza-la, trazê-la para um contexto contemporâneo e seguir em frente.

Spielberg conta que os novos cineastas podem ter heróis do cinema que proporcionem alguma influência, mas que eles jamais devem ser imitados. Os novos diretores devem descobrir uma forma de contribuir para a arte cinematográfica. Kathleen relembra que ao fundarem a Amblim, não se preocupavam com modelos de negócios, ou questões similares, eles apenas produziram o que gostariam de assistir. Era algo completamente instintivo.

Veja um vídeo da entrevista:
//players.brightcove.net/769341148/E1zVmpNYx_default/index.html?videoId=4941189914001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *